terça-feira, 30 de agosto de 2011

Ditadura da Beleza


Não sou fã de Lady Gaga. Aliás, já passei da idade de ser fã de quem quer que seja. Ou gosto ou não gosto de um artista e não gosto do trabalho de Lady Gaga, mas arrepia-me ouvir e ler por todo o lado quem a critique por ser feia. FEIA! Não a criticam por não gostar da música dela, ou por não apreciar a estética duvidosa dos seus vídeos ou mesmo as roupas "originais"  que ela veste. Criticam-na por ser feia.
Claro, porque uma mulher não pode ser feia. Uma mulher não pode ser feia e ter sucesso e principalmente uma mulher não pode ser feia e ser uma estrela.
Esta atitude mesquinha, vinda principalmente de mulheres, é que eu acho muito feia.

8 comentários:

Abóbora Amarelinha disse...

As pessoas têm que pegar por algum lado e como parece que ela é uma artista "completa" escreve, compôe, escolhe o guarda roupa, as coreografias, poe e despoe da vida dela como quer e bem entende, e ainda tem boa voz (dizem os entendidos)resta dizerem que é feia.
Já a byonce não tivesse ela aquele corpanzil, que com a voz não se safava.
Não aprecio nem uma nem outra, mas mesmo assim dou mais valor á carreira gaga, que sendo provocadora não anda a roçar a ordinária como a byonce
(não sei se é asim que se escreve o nome da gaja, he he)
jinhos

Beth/Lilás disse...

Estás corretíssima. Também acho uma falta de senso esta de que toda mulher artista tem que ser linda, formosa, sem nariz torto, sem cintura, peitos pequenos.
Oras, querem saber do talento ou da beleza?!
E a Gaga não é feia, acho que ela se torna feia quando usa aquelas fantasias medonhas e eu,particularmanete, não a curto, acho que ela faz de tudo pra chamar a atenção sobre sua figura, coitada!
bjs cariocas

Dani disse...

Primeiro: "feia" de acordo com quem? Outro dia mesmo, deixei um comentário num artigo sobre "narizes fora do padrão". Qual é o padrão? Segundo o tal artigo, "nariz de princesa" - o que, imagino, deva ser caucasiano, pequeno e levemente arrebitado. O padrão - isso para mim remete a alguns sistemas totalitários vigentes por volta de 1930, 40.
A tal aparência, exageradamente valorizada no meu país varonil, é a medida do valor das pessoas hoje em dia. Uma ilusão tão infeliz e patética que nem vale certos comentários.
Feio é enxergar as pessoas superficialmente assim.
Beijos!

Isabel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isabel disse...

Aboborinha,
também não gosto nem duma nem de outra, mas pelo menos a Gaga é original, enquanto a outra é mais do mesmo.

Beth,
se não tiver rosto e corpinho de Barbie não pode ser ninguém, não é?

Dani,
eu acho que esse padrão foi totalmente criado pela cultura popular norte-americana, o rostinho da Cinderela de Walt Disney, o corpo irreal da boneca Barbie, etc. Sabes que nos EUA mulheres de origem asiática se sentem pressionadas a fazer cirurgia para "ocidentalizar os olhos"? É a loucura total. É totalitarismo puro, mas disfarçado, as pessoas nem dão conta.

Bjs a todas

Liliana Sampaio disse...

Cara Isabel,

Partilho da tua opinião. Acrescento que não gosto da rapariga - e, sinceramente, nunca me tinha lembrado de ver se é feia ou não (nem me interessa) - porque a música dela não me cativa e chateia-me o apelo banal ao sexo nos vídeos dela. Mas chateia-me mais ainda o facto de ser considerada uma das pessoas mais influentes do mundo. Mundo fútil este em que vivemos! De resto, que seja feliz, feia ou bonita, rica ou pobre, famosa ou não. Ela no lugar dela e eu no meu.

Da ditadura da beleza nem falo. Penso que já deves saber a minha opinião...

Beijinhos

Inaie disse...

eu fico P da vida com os rotulos, e com a mania que as pessoas tem em colocar tudo e todos em caixinhas...feio, bonito, gordo... como se isso tivesse alguma importancia...

pat disse...

Pois é, Isabel, fico às vezes tão abismada com algumas pessoas... Isso porque não espero isso delas, mas de repente, a primeira crítica ou elogio que fazem é justamente beleza X feiúra.
Vou te contar uma coisa: um dia estava eu andando pela Av 7, aqui em Salvador, quando passou por mim um rapaz com uma deformidade - seus olhos não eram alinhados, ou seja, um estava na posição usual e o outro na bochecha. Na mesma hora, pensei que este nada poderia fazer, não há como "disfarçar" esta imperfeição. Neste momento tomei a decisão de colocar "a beleza" humana em último lugar, ou melhor, em nenhum lugar de importância. Primeiro porque não era justo com quem nasceu deformado, segundo porque a beleza é a principal via de deformação da verdade. Desde então, mas hj com menos radicalismo, me oponho a ouvir essa besteirada de que fulano é feio, ou que fulano é bonito. Chega desta pequenez vc não acha? Porém, algumas pessoas queridas teimam em comentar comigo. Não sei o que fazer. Corto, falo da desimportância da beleza para mim, da injustiça (porque não há merecimento algum na beleza ou na feiúra - não acredito que elas sejam prêmios ou castigos cármicos), mas nada faz com que as pessoas mudem dessa mania contemporânea!
Fico feliz de ver que tem mais gente se incomodando com isso. Bj grande!