sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Dúvida

Comecei há pouco tempo a ler o livro Gabriela, Cravo e Canela de Jorge Amado embalada pela novela da Globo que está neste momento a passar em Portugal. Tinha o livro cá por casa e resolvi pegar nele. Qual o meu espanto quando logo no início do livro o autor descreve a personagem principal como "a mulata Gabriela". Pára tudo. Mulato não significa filho de mãe negra e pai branco ou vice-versa, ou dito de outra maneira, uma pessoa com mistura de genes de etnia branca e de etnia negra? Será que no Brasil, mulata tem outro significado? Deve significar mulher branca com a pele queimada pelo sol, a avaliar pelas actrizes escolhidas para representar Gabriela. Ou será que no Brasil Sónia Braga e Juliana Paes são consideradas mulatas? A mim parece-me que agora, como há 30 anos atrás, o Brasil ainda não aceita ver na televisão uma Gabriela mulata. E eu acho isso muito estranho.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

E está tudo dito

"O nosso problema é e sempre foi o das elites. Aliás, nos grandes momentos e nos grandes dramas da nossa história, quem nos salvou foi o povo, as elites venderam-se."

Vítor Bento

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dois filmes

 
 
 
A personagem principal de Love, Wedding, Marriage (2011) é Ava, uma jovem terapeuta de casais recém casada. Ava vê o casamento de 30 anos dos pais como um exemplo a seguir e tudo corre às mil maravilhas até ao momento em que a sua mãe resolve pedir o divórcio. A partir daí Ava fica obcecada em "curar" o casamento dos pais e começa a negligenciar o seu. A temática até é interessante e se fosse bem explorada podia dar um bom filme, mas como é uma comédia romântica é tudo tratado de forma ligeirinha. Apesar disso não é um filme idiota. Vê-se bem.
 


 
Gostei bastante mais de Then she Found me (2007). April tem 39 anos e quer desesperadamente ser mãe. Casa com o melhor amigo na tentativa de constituir uma família mas obviamente o casamento não dá certo. Entretanto para complicar ainda mais a situação, após a morte da sua mãe adoptiva surge na sua vida a sua mãe verdadeira. A relação entre mãe e filha e e problemática de April que está numa corrida contra o tempo para ser mãe são tratadas de forma muito interessante. E depois surge Colin Firth para complicar (ou descomplicar?) ainda mais as coisas...  Resultado: um bom filme.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Lisboa às vezes surpreende...


 
 
...até quem aqui vive desde que nasceu. Andava eu na minha hora de almoço a fazer mais um passeio de reconhecimento da área quando descubro este exótico palacete de cuja existência eu desconhecia completamente. Tão diferente dos típicos palacetes lisboetas, não é? 

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Lisboa

 
  
Ao mudar de trabalho mudei também de zona da cidade. Antes trabalhava numa zona mais moderna e plana da cidade. Agora mudei-me para uma zona mais antiga e típica de Lisboa. Ruas estreitas e íngremes e o bónus: do alto da colina vê-se o Tejo ao fundo. 

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Alentejo azul


 
 
 
Amo os barrões azuis das casas alentejanas. É daquelas pequenas coisas que faz do Alentejo um lugar especial.
 

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Para Roma... ía já

 


Não é, de maneira nenhuma, o melhor filme de Woody Allen, mas é divertido. Ri muito com todo o nonsense das várias histórias e deliciei-me com os excelentes actores. Mas o melhor de tudo é mesmo Roma. Que saudades de Roma...