segunda-feira, 26 de maio de 2014

Beijus de Tapioca

Aquilo que neste post eu dizia ser impossível de fazer em Portugal é afinal muito fácil. Graças à inspiradora Neide, percebi que é muito fácil fazer o chamado Beiju de Tapioca através do polvilho doce. Segui as instruções da Neide, neste e neste post e voilá: o beiju.
 
 
É muito fácil:
 
250  gr polvilho doce
125 ml água
Pitada de sal
 
Lentamente vamos deitando a água e amassando o polvilho, que vai formando torrões.
Depois é só peneirar em cima de uma frigideira anti-aderente e fazer o beiju, um ou dois minutos de cada lado e já está.
A farinha pode guardar-se hidratada no frigorífico durante 3 dias coberta com um pano húmido. A qualquer hora tiramos, puxamos da frigideira e fazemos uns beijuzinhos maravilhosos.


O primeiro que fiz comi com banana e mel, uma ideia que eu tinha fisgada e é muito bom. O sabor neutro da tapioca vai bem com tudo e adoro a sua textura de goma.



Tenho que dizer que estou fã do beiju em todas as suas formas. Já experimentei doces e salgados e até simplesmente barrado com manteiga. Como diz a Neide, nhac!

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Dilemas alimentares

Há certos hábitos que são difíceis de quebrar. Gosto de leite, da textura, do sabor, de como acompanha bem um pãozinho, umas bolachas, cereais, de como se pode tão facilmente cozinhar com leite, fazer umas panquecas, um mingauzinho, etc. Para mim é difícil achar substitutos que cumpram todos os requisitos. Já comprei várias vezes leite de amêndoa, por exemplo, mas não me sinto confortável a aquecê-lo ou cozinhá-lo e eu gosto muito de cozinhar com leite.
 
Nesta tentativa de substituir o leite resolvi fazer o leite de amêndoa em casa para poder fazer estas panquecas. O leite ficou bom, muito bom e fez umas panquecas deliciosas, mas confesso que não tenho paciência para fazer disto uma prática comum. Juro que admiro as pessoas que fazem tudo em casa e numa vida ideal é isso que eu defendo, consumir alimentos de verdade, não processados, mas por outro lado eu sou aquela pessoa que adora a liberdade de abrir o frigorífico, retirar um pacote que comprou no supermercado e usar. Dilemas da vida moderna.
 
Voltando ao leite de amêndoa, como se sabe, o resultado de fazer leite de amêndoa é uma quantidade absurda de polpa de amêndoa que eu nunca na vida iria desperdiçar. Encontrei esta receita que me pareceu interessante e fiz uns biscoitinhos de amêndoa e chocolate branco.
 

 

Sou 100% a favor de aproveitar o que se tem em casa e por isso quase sempre altero as receitas. Neste caso troquei o chocolate negro pelo branco porque era o que tinha em casa. Do resto segui a receita na íntegra e ficaram muito bons.
Termino por dizer que, segundo algumas informações que tenho recolhido, o consumo exagerado de amêndoas pode ser prejudicial. Por isso deixo um link com informações detalhadas sobre esse assunto, de um blog que me parece sério na sua abordagem dos alimentos. E deixo também o conselho: consumam amêndoas com moderação.
 

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Panquecas de Banana


Fazer uns bolinhos de frigideira é a coisa mais fácil do mundo e o resultado é sempre bom. As panquecas são muito versáteis, podem ser servidas com qualquer tipo de acompanhamento a gosto ou mesmo simples, sem nada a acompanhar.
 


Estas são sem glúten e sem lactose e são igualmente saborosas. A mistura da amêndoa e da banana dá-lhes um sabor muito agradável.

 
 
Ingredientes:
 
1/2 chávena de farinha sem glúten (usei esta)
1/2 chávena de amêndoa triturada
1/2 chávena de leite de amêndoa caseiro
3 ovos
pitada de sal
uma banana madura
 
Preparação:
 
Junte todos os ingredientes na misturadora por 30 seg. Deixe a massa repousar 1 minuto. Entretanto aqueça a frigideira com um bocadinho de manteiga. Quando começarem a aparecer as bolhas na panqueca vire para cozinhar do outro lado por 1 minuto.
 



sexta-feira, 2 de maio de 2014

Stevia


Aqui há uns tempos, a minha vizinha do lado deu-me uma folhinhas de stevia ainda verdes. Eu já tinha ouvido falar da stevia, claro, mas nunca tinha usado, porque nunca me tinha dado para comprar e confesso que não sabia muito bem o que fazer com as folhinhas. A minha vizinha só me disse que as folhas deveriam secar ao ar livre e depois ser moídas até ficarem num pozinho.
Eu tratei logo de deixar as folhas na varanda alguns dias a secar, mas depois já não sei porquê guardei-as num frasquinho e nunca mais me lembrei delas.
 
A minha memória é péssima, essa é uma das razões porque eu estou a diminuir o açúcar, tenho muito medo dos danos que ele pode causar no cérebro, principalmente num cérebro já fraquinho e condenado pela genética. Mas enfim, uns tempos depois ao ler umas coisas sobre os substitutos do açúcar lembrei-me que tinha por aí um frasquinho com a preciosa planta. Será que estaria em condições? Estava ótima.
O processo é um bocado chato, temos que moer as folhas e peneirá-las várias vezes e voltar a moer e nunca consigo que fique mesmo em pó. Talvez esteja a fazer alguma coisa mal, não sei. Ou provavelmente estou a usar métodos retrógrados, alguém ainda usa o almofariz?
 
Até agora só tenho usado para adoçar os meus abacates. Antes eu batia os abacates com o sumo de uma laranja e mel. Ficava divinal, mas... demasiada frutose, certo? Agora bato os abacates com a stevia e um bocadinho de linhaça triturada, depois acrescento algumas sementes de sésamo e girassol.
Eu quase nunca tenho muita fome de manhã, principalmente quando me levanto cedo e uma coisinha assim leve para mim é o suficiente para começar o dia. Faço isso uma a duas vezes por semana.
 
As folhinhas secas da stevia

A peneirar, para retirar os filamentos das folhas

Depois de moída e peneirada, mas ainda um pouco grossa


Se alguém souber como tornar a stevia mais fininha, aceitam-se sugestões. Nunca experimentei em bolos e sinceramente não me sinto muito tentada. Tenho lido coisas contraditórias sobre a stevia e ainda não me sinto suficientemente segura para usar com confiança. Depois se verá.