terça-feira, 4 de novembro de 2014

Doce Outono: Figos Secos

Gosto de viver ao sabor das mudanças de estação. Gosto de comer aquilo que a época nos dá. Gosto de comer figos frescos no Verão e figos secos no Outono e no Inverno. Gosto da sabedoria antiga de secar os figos ao sol durante o abundante Verão para depois comer no austero Inverno.
 
Há um problema no meio disto tudo, é que o figo seco é muito rico em fructose. Quem tem problemas com consumo de fructose não deve abusar.

 
Eu não gosto de abusar na fructose, mas adoro figos secos e faço esta concessão. Tenho andado com muita vontade de comer doces. A compulsão do açúcar reduziu bastante, mas volta sempre que a nível psicológico me sinto mais frágil. Volta com menos força, mas volta.



Então apareceu a vontade de fazer uns bolinhos que levassem os doces figos secos e o resultado foi este:



Uns bolinhos de aveia e mel com pedacinhos de figos secos

Ingredientes:

1 chávena de farinha sem glúten Doves Farm
1 chávena de flocos de aveia (isentos de glúten) triturados
2/3 chávena de açúcar amarelo
1/2 chávena de manteiga derretida
3 ovos
1/2 colher de café de goma xantana
2 colheres de sopa de mel
Figos secos a gosto

Preparação:

Triturar os flocos de aveia até obter uma farinha o mais fina possível. Misturar a farinha sem glúten, a aveia, e a goma xantana. Bater a manteiga, o açúcar e os ovos. Acrescentar a mistura de farinhas e bater. Acrescentar o mel e bater mais um pouco. Cortar os figos em pedaços e juntar à massa. Pode deixar alguns pedaços  de figo para deitar por cima da massa antes de ir ao forno, para que fiquem ao de cima.

Levar a forno pré-aquecido por 12 a 14 min. ou até o palito sair limpo.