Foram só três diazinhos, mas deu para ficar com uma boa ideia da cidade. Claro que ía já com algumas ideias feitas sobre Barcelona. Tal como eu pensava e me tinham dito La Rambla é efervescente de vida e animação, as obras de Gaudí são verdadeiramente impressionantes e os espanhóis vivem bem mais tarde do que nós: as lojas só abrem às 10h e as esplanadas estão cheias pela noite dentro. E também pude confirmar que, definitivamente, a crise por lá não é tão forte como por aqui.
Ora o senhor Antoni Gaudí foi realmente um homem à frente do seu tempo. As suas obras são ainda hoje surpreendentes e arrojadas. A fachada da Natividade da Basílica da Sagrada Família é de deixar o queixo caído (imagem central e canto inferior esquerdo da colagem). A Casa Batlló é deslumbrante (pormenor no canto superior direito) e a Casa Milà (fachada no canto superior esquerdo) parece ainda hoje um edifício futurista. O Parque Güell, banhado pelo sol, é uma visão única de cor e animação.
Obras de Gaudí |
Ora o senhor Antoni Gaudí foi realmente um homem à frente do seu tempo. As suas obras são ainda hoje surpreendentes e arrojadas. A fachada da Natividade da Basílica da Sagrada Família é de deixar o queixo caído (imagem central e canto inferior esquerdo da colagem). A Casa Batlló é deslumbrante (pormenor no canto superior direito) e a Casa Milà (fachada no canto superior esquerdo) parece ainda hoje um edifício futurista. O Parque Güell, banhado pelo sol, é uma visão única de cor e animação.
Sagrada Família - Prevê-se a conclusão em 2020 |
Já outros aspectos da cidade foram uma surpresa. Desconhecia o Bairro Gótico, o bairro mais antigo da cidade e não estava preparada para a sua beleza. Ruas estreitas, comércio tradicional, mercados de rua, pintores a mostrar a sua arte, igrejas lindíssimas e pequenas jóias arquitectónicas como a da foto a baixo.
À entrada do Bairro Gótico, junto à Catedral de Barcelona |
Pormenor da Catedral de Barcelona |
Mercado em frente à Igreja de Santa Maria del Pi |
"A visão do Mediterrâneo constitui para mim uma necessidade", Antoni Gaudí |
Levantando os olhos da placa, o que vemos |
Mas o que mais me impressionou em Barcelona foi a riqueza e a originalidade da arquitectura das Avingudas (avenidas) e Ramblas da cidade.
Não vi um único prédio abandonado em Barcelona, vi muitos a serem restaurados; mágoa de lisboeta que vê a sua cidade tão maltratada.
Mas voltando a Barcelona, gostei muito. Foi pouco tempo por isso espero voltar um dia com mais tempo (e mais dinheiro) para aproveitar a cidade ao máximo.
10 comentários:
Isabel, as fotos deram uma boa amostra do que foi visto na cidade.
Acho 3 dias pouco mesmo para tanta beleza! Mas é aí pertinho, já já programa e volta à cidade.
Minhas raízes, pelo lado materno, estão na Espanha. Meus bisavós eram espanhóis. Iglesias. Brincamos até que podemos ser primos do Julio, mas este é um sobrenome comum por lá. rsrs
Sempre digo que entre Madri e Barcelona, preferia conhecer esta primeiro.
Uma das músicas que mais gosto na vida é a da abertura da copa, em Barcelona, cantada pelo Fred Mercury, nem me lembro mais em que ano foi.
A orquestração é magnífica.
Beijo e volta ao trabalho com calma e renovada!
Estive em Barcelona em 2000. Foi uma viagem inesquecível.
A beleza da cidade já fica evidente antes mesmo de aterrisarmos. Um verdadeiro cartão postal!
Bjs.
Linda demais esta cidade, amiga!
Realmente são poucos estes 3 dias, mas você conseguiu captar a beleza dos lugares mais importantes e depois, poderá voltar em breve, afinal é tão pertinho daí.
Eu gostaria muito de conhecer Espanha, mas não sei se eles gostam de brasileiros, tenho um certo receio disso, pois odiaria ser maltratada num país tão longe.
bjs cariocas
Isabel,
Também adorei Barcelona, quando lá estive há alguns anos.
Como você, fiquei poucos dias, e tenho vontade de voltar.
Achei maravilhosa a arquitetura do Gaudí, e também vibrei com as ramblas.
Beijo.
Lúcia, se puder visite as duas cidades, mas se tiver que escolher, Barcelona, na minha opinião, é mais interessante do que Madrid :)
Essa música é realmente muito poderosa, a voz de Freddy e de Monserrat casaram na perfeição.
Bjs
Gina, é mesmo uma cidade inesquecível!
Bjs
Beth, não tenha problemas de visitar Espanha, eles recebem muito bem os visitantes seja de que país forem. É um país vocacionado para o turismo por isso qualquer turista é bem-vindo. E depois, todo a gente adora os Brasileiros :)
Bjs
Heloísa, a cidade marca não é? É tão vibrante e original. Quando voltar não se esqueça de dar uma passadinha em Lisboa :)
Bjs
Barcelona é puro amor :-) Adoro, é um dos meus lugares preferidos na Terra. Tem tudo - praia, vida cultural intensa, boemia, vida social descontraída, etc. E, pertinho, tantos lugares deslumbranntes - Montserrat e Sitges para citar alguns.
Tem de voltar mesmo. Eu já quis morar lá. A Catalunha tem algo que me faz sentir em casa.
Beijocas!
Dani, Barcelona pareceu-me uma ótima cidade para morar :) É como tu dizes, tem tudo!
Vou voltar, sem dúvida.
Bjs
Também quero ir, e tb voltar a Madrid, e ir a Toledo, Castilla - la Mancha, ver os moínhos do D. Quixote :) e por aí fora... España me encanta! :)
Sem dúvida, uma cidade que quero muito conhecer :)
lindas as fotos. beijos, pedrita
Enviar um comentário