domingo, 23 de outubro de 2011

We'll always have Paris


Viajar até Paris pelas mãos de Woody Allen é quase tão bom como estar lá. Ele mostra-nos, aquilo que nós já sabemos, que Paris é sempre maravilhosa, com sol ou com chuva, no presente ou no passado. E mostra-o de uma forma surpreendente, bonita e elegante, como sempre.
Meia-Noite em Paris é um filme inspirador. Os actores são excelentes, os diálogos inteligentes e bem-humorados e a história é  simplesmente genial.


Viajar até épocas que consideramos fascinantes é o sonho de muita gente. Um sonho que Woody Allen nos permite viver através do seu personagem principal. Não consigo deixar de simpatizar com Owen Wilson neste papel, é certo que ele apanhou alguns tiques de Woody Allen, mas isso não me chocou, parece que Allen se fez retratar a si próprio junto dos seus heróis e assim vemos não Owen Wilson, mas sim Woody Allen junto de Hemingway, de F.S. Fitzerald, Cole Porter, Picasso e muitos outros.

 
O ponto fulcral do filme é mesmo a velha questão de acharmos que a vida era melhor noutros tempos. Pessoas como eu, nostálgicas por natureza, tendem a olhar o passado com romantismo. E até a pensar como teria sido melhor viver noutras épocas. O filme desmistifica esta ideia de forma divertida e inteligente.

É claro que o presente é tudo o que temos e devemos fazer com que ele seja o melhor possível. A nossa época será talvez muito fascinante para pessoas que vivam daqui a 100 anos. Quem sabe? E nós estamos cá, por isso aproveitemos.

4 comentários:

Raquel disse...

Oi Isabel, tudo bem? Ha tempos nao respondia seus posts! Mas saiba que estou sempre por aqui :)
Eu ainda nao vi esse filme, mas estou doida pra ver. Adoro os filmes dele, e essa questao do romanstismo do passado - que como vc tb romanceio, e onde sempre quis viver. Um amigo meu escreveu um post que trata da mesma questao, mas sobre outro aspecto, atraves das mascaras da revolucao, de uma lidinha: http://prepuciocomqueijo.blogspot.com/2011/10/as-mascaras-de-uma-revolucao.html Vale a pena.
Um beijo carinhoso de Budapeste.
Raquel

Lúcia Soares disse...

Isabel, até hj só ouvi falar bem do filme. Mas ainda não o assisti.
Acho que a vida era muito melhor "antigamente" mesmo com todas as facilidades que temos hoje.
Pelo menos no quesito romantismo era muito melhor. rsrs
beijo!
(Sua mãezinha está bem?)

Dani disse...

Eu quero MUITO ver esse filme. Adoro Woody Allen. Já viste "Everybody Says I Love You"?
Um dos meus preferidos!
Beijos,
D.

Isabel disse...

Raquel, acho que você vai gostar. Já fui lá espreitar o texto do seu amigo e gostei. Já tinha andado por lá antes.
Tudo de bom para você em Budapeste
Bjs

Lúcia, vale a pena ver, é muito bom.
A minha mãe está mais estável, felizmente. Obrigada.
Bjs

Dani, também adoro Woody Allen, e esse é um dos filmes que eu quero muito ver. Quando eu arranjar um tempinho eu vou ver.
Bjs
Bjs