quarta-feira, 11 de abril de 2012

O Ano do Dilúvio

O Ano do Dilúvio, (The Year of the Flood no original) mais um livro interessantíssimo de Margaret Atwood.


Num futuro próximo o mundo é governado por gigantescas corporações que levaram ao extremo características como o calculismo, a frieza e a insensibilidade na gestão da vida do cidadão. A destruição do meio ambiente levou à extinção de muitas espécies e à poluição severa. O conhecimento científico foi colocado ao serviço dos caprichos dessas mesmas corporações que criaram seres híbridos de toda a espécie, tanto animais como vegetais.
Uma pandemia desenvolvida por uma das corporações ganha mais força do que era esperado e dizima a emagadora maioria dos seres humanos. Restam alguns, mas irão eles resistir àquilo com que se deparam, à mais recente e louca criação de uma corporação?

Só vos digo que é um livro muito actual, que espelha os problemas que mais afligem o Homem hoje em dia e que mostra como pode ser o mundo daqui a uns anos se continuarmos por este caminho. Uma crítica assumida às grandes corporações, a todas as formas de totalitarismo, à destruição do ambiente e da natureza, tudo isto envolvido por uma história que mantém o interesse até ao fim. Muito bom.

1 comentário:

Calu Barros disse...

Obrigada pela dica, Isabel.Mais que prognósticos, o tema deste livro revela-se uma verdadeira possibilidade num futuro não distante.
Ai, ai!!!
Bjos,
Calu