Quando eu era pequena meti na cabeça que não gostava de avelãs. Depois, já adulta, evitava tudo que tinha avelã com base nessa ideia. Acho que com a idade algumas esquisitices vão embora (aparecem outras!) e agora eu acho o sabor da avelã muito agradável.
O Verão este ano foi fraco, por isso não estávamos com muita saudade do Outono, mas de qualquer maneira ele está aí, agora oficialmente, por isso há que recebê-lo de braços abertos e eu acho que avelãs sabem a outono.
Uma vizinha esteve de férias na quinta dos pais no norte e touxe-me uma grande quantidade de avelãs super saborosas. Como eram muitas eu comecei logo a pensar em como usá-las nuns bolinhos. Tinha também ainda algum coco ralado que não sabia bem como usar e resolvi juntar as duas coisas. Triturei muito bem as avelãs e triturei também o coco ralado para ficar o mais fininho possível. Juntei tudo e usei como parte da farinha dos bolinhos. Como foi uma primeira experiência resolvi fazer pouca quantidade só para ver qual seria o resultado.
Fiz assim:
Ingredientes
3/4 chávena de avelãs trituradas
2 colheres de sopa de coco ralado triturado
1/2 chávena de farinha sem glúten (Doves Farm Self Raising White Flour)
1/2 colher de chá de canela
1/2 chávena manteiga derretida
2 ovos
3/4 chávena açúcar amarelo
Preparação
Combinar a avelã, o coco, a farinha e a canela num recipiente.
Combinar a manteiga, os ovos e o açúcar e bater por 30 segundos.
Incorporar lentamente os ingredientes secos e bater por 1 minuto.
Levar ao forno e voilá!
O resultado ficou bastante agradável.