quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Avelãs para dar as boas vindas ao Outono

Quando eu era pequena meti na cabeça que não gostava de avelãs. Depois, já adulta, evitava tudo que tinha avelã com base nessa ideia. Acho que com a idade algumas esquisitices vão embora (aparecem outras!) e agora eu acho o sabor da avelã muito agradável.
 
O Verão este ano foi fraco,  por isso não estávamos com muita saudade do Outono, mas de qualquer maneira ele está aí, agora oficialmente, por isso há que recebê-lo de braços abertos e eu acho que avelãs sabem a outono.
 
Uma vizinha esteve de férias na quinta dos pais no norte e touxe-me uma grande quantidade de avelãs super saborosas. Como eram muitas eu comecei logo a pensar em como usá-las nuns bolinhos. Tinha também ainda algum coco ralado que não sabia bem como usar e resolvi juntar as duas coisas. Triturei muito bem as avelãs e triturei também o coco ralado para ficar o mais fininho possível. Juntei tudo e usei como parte da farinha dos bolinhos. Como foi uma primeira experiência resolvi fazer pouca quantidade só para ver qual seria o resultado.
 

Fiz assim:

Ingredientes

3/4 chávena de avelãs trituradas
2 colheres de sopa de coco ralado triturado
1/2 chávena de farinha sem glúten (Doves Farm Self Raising White Flour)
1/2 colher de chá de canela
1/2 chávena manteiga derretida
2 ovos
3/4 chávena açúcar amarelo

Preparação

Combinar a avelã, o coco, a farinha e a canela num recipiente.
Combinar a manteiga, os ovos e o açúcar e bater por 30 segundos.
Incorporar lentamente os ingredientes secos e bater por 1 minuto.
Levar ao forno e voilá!



O resultado ficou bastante agradável.

5 comentários:

✿ chica disse...

hmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm...Delícia!Adoro tudo que tenha avelãs!! parecem ótimos! bjs, tudo de bom,chica

Dani disse...

Olá :) Nunca tinha pensado nessa combinação, os bolinhos estão com um aspecto muito bom! Eu gosto de avelãs, mas não muito, depende do contexto, mas há um tempo já ando a fim de experimentar em bolos, etc. Só não conheço quem as traga de uma quinta, portanto são caras, mas quem sabe? Já pensaste em fazer nutella?

Beijinhos!

Isabel disse...

Obrigada, Chica! Bjs

Isabel disse...

Dani, como tem pouca quantidade o sabor do coco ficou muito subtil, é quase só avelã.
Eu realmente tenho muita sorte com alguns vizinhos, são maravilhosos :) E tens razão, os frutos secos são muito caros. Aliás, eu tenho a sensação
que tudo está caro agora. Com excepção das cenouras e do sal, acho que está tudo muito caro.
Enfim, apenas um desabafo de quem se sente cada vez mais a perder poder de compra...
Nutella? Acho um bocado enjoativo, talvez numa versão light ou funcional, vou pensar nisso. Bjs

Dani disse...

Oi. Então, não sou grande fã de nutella, gosto às vezes de um pouquinho na panqueca, mas só para dar gosto. Adam adora e, tenho pressentimento de que a V cai gostar, então, tenho curiosidade de fazer, Eu acho os preços aqui mais baratos, em geral, do que na Inglaterra, só o que é mais raro é mais caro - tipo as farinhas sem glúten, o xarope de ácer, etc. Como cortei bastante carnes e frutas (comia muita fruta, agora limito-me a uma de manhã) e snacks, pão, etc, gasto mais ou menos a mesma coisa, mas se comprasse como antes, ia sentir o drama e ter de cortar o que cortei por questões de saúde.
Um beijo!
Ps. Quero fazer manteiga de amêndoas, não posso comer a de amendoins e não gosto da normal.