segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Mistérios de Lisboa

Mistérios de Lisboa, de Raul Ruiz é sem dúvida um grande filme, e não apenas por ter a duração de 4h e 20 m. Sim é muito grande, mas o tempo parece que voa ao assistir a este espectáculo deslumbrante. Os cenários perfeitos, a exemplar caracterização de época, os belos vestidos nos salões da nobreza, tudo nos faz viajar no tempo. E a cada imagem surge o Romantismo, com todo o seu esplendor.

Não conhecia o livro que deu origem ao filme, mas conhecendo outras obras de Camilo Castelo Branco, reconheci o seu estilo romântico, os dramas, as tragédias, o sofrimento dos personagens: "a esperança da morte é o paraíso dos infelizes", diz a certo ponto uma das personagens principais.

Apesar das suas 4 horas, o filme não é minimamente monótono: as intrigas, as histórias cruzadas, as reviravoltas, as surpresas, os mistérios não permitem que o bocejo se instale.



Não conhecia nenhuma obra do realizador chileno Raul Ruiz, apesar de já ter ouvido falar em Genealogias de um Crime e Le Temps Retrouvé, mas fiquei fã. Nunca o Portugal do tempo do romantismo foi filmado com tanta mestria. Lindo.

Os desempenhos também são fabulosos, começando desde logo pelo promissor João Luís Arrais com o seu olhar profundo e sentido. Este menino vai longe.

Em suma, não tenham medo das 4 horas, vão ver que vai passar num instante.

5 comentários:

Inside me disse...

Obrigado pela sugestão e pelos misterios dessa tua Lisboa :-)

Beijos

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Isabel,
Com certeza não vou deixar passar.
O filme deve ser muito bom.
Beijos.

Cláudia Marques disse...

É um filme excelente!
A fotografia esplêndida, as actuações, o guarda-roupa, o argumento, enfim, é mesmo um GRANDE filme! Imenso e deslumbrante!

Noémia disse...

Se tu o dizes eu acredito...
E a mana reforça a ideia...lá terei que passar 4 h no cinema.
De preferência num dia bem cinzento e de chuva, por via das dúvidas, não me vá dar vontade de sair, ehehehe!

ameixa seca disse...

Não sabia que tinha 4 horas, fónix isso é muito tempo :)