domingo, 9 de março de 2014

Mandioca

A minha maior dificuldade nesta coisa de reduzir o consumo de glúten é o que comer ao pequeno-almoço e nos lanchinhos do meio da manhã e da tarde. Ao pequeno almoço costumava comer pão ou algum tipo de cereal com leite, tipo muesli, granola, ou mesmo (sim confesso!) papa Nestum. Agora tenho comido corn flakes sem qualquer tipo de açúcar e por vezes acrescento linhaça grosseiramente triturada, mas confesso que todos os dias se torna um pouco monótono.
Existem imensas receitas de pães, bolos, panquecas, crepes e biscoitos sem glúten, mas quase todas as farinha utilizadas são muito mais caras do que as de trigo. Por isso tenho andado a explorar a farinha de mandioca que mesmo assim ainda é a mais barata. O polvilho azedo ou doce tem um preço razoável e a tapioca também. Tenho feito muitos pães de queijo, mas quero começar a fazer outras coisas com o polvilho para variar. Já tenho algumas ideias que tirei daqui, e que quero experimentar, como por exemplo profiteroles com polvilho.

pão de queijo
Em relação à tapioca depois de muito pesquisar na net cheguei à conclusão que é impossível fazer aqui em Portugal aquilo que eu queria fazer, que é uma espécie de crepe que se faz com a goma da tapioca no norte do Brasil  e que tem este aspecto:

foto retirada daqui
Se mesmo em certas zonas do Brasil não é fácil achar esta tal de goma da tapioca ainda mais difícil é encontra-la aqui. Depois de muito procurar a única coisa que encontrei foi esta tapioca granulada que, pelo que percebo, é utilizada para fazer cuscuz ou sobremesas:


Seguindo a receita da embalagem e cortando o açúcar para metade fiz uma espécie de papinha que ficou comestível, mas acho que não fiz bem a hidratação da tapioca porque a consistência estava um bocado estranha. Quando estamos habituados à facilidade da farinha de trigo, é difícil perceber os segredinhos e caprichos dos outros ingredientes. Mas nada que muita prática não resolva. E eu vou continuar a tentar.

 

3 comentários:

Dani disse...

Bom dia!

Esses pães de queijo ficam bons depois que esfriam - o aspecto me diz que sim? Eu não teria o menor problema em substituir pão "normal" por pão de queijo, não enjoo, comia quase todos os dias no Brasil.
Já tentaste comprar as farinhas online? A Amazon hoje em dia vende tudo, e às vezes a preços bons. Principalmente se usares com moderação, o custo pode sair o mesmo de se comprasses vários lanchinhos, bolachas e pães com glúten. Aliás, as bolachas são uma boa ideia, pois dá para fazer uma fornada grande e conserva por um bom tempo. Estou para experimentar umas receitas salgadas, mas ainda não tive tempo.
Os filhos da minha ex-vizinha no Brasil, que é do Nordeste, tinham de comer panquecas de tapioca ao pequeno almoço. Quando ela saía mais cedo e os deixava com a empregada, eles jogavam as panquecas no corredor da minha casa, não gostavam :) Mas eu gosto, já procuraste em lojas de produtos brasileiros?
Fico para escrever um post com as minha experiências, vamos ver!
Continue a contar!
Beijinhos, boa semana!

Isabel disse...

Dani, estes pães ficaram ótimos, foram os melhores que fiz até hoje. E comem-se muito bem mesmo no dia seguinte, o que não acontecia com os outros que fiz antes. Acho que já apanhei o jeito.
Já me lembrei das lojas brasileiras, mas ainda não tive tempo para ir lá. Acho que ía gostar dessa panqueca de tapioca, vi que se pode rechear com várias coisas e gostei da ideia de comer com banana.
E se eu disser que nunca comprei nada online, acreditas? Eu sou muito antiquada, hehe.
Bjs

Dani disse...

Pois, passe a receita por email quando tiver um tempo (tenho polvilho aqui, não sei se estragou, há séculos não faço pão de queijo)! Estão mesmo com um bom aspecto.
Beijinhos!