segunda-feira, 19 de maio de 2014

Dilemas alimentares

Há certos hábitos que são difíceis de quebrar. Gosto de leite, da textura, do sabor, de como acompanha bem um pãozinho, umas bolachas, cereais, de como se pode tão facilmente cozinhar com leite, fazer umas panquecas, um mingauzinho, etc. Para mim é difícil achar substitutos que cumpram todos os requisitos. Já comprei várias vezes leite de amêndoa, por exemplo, mas não me sinto confortável a aquecê-lo ou cozinhá-lo e eu gosto muito de cozinhar com leite.
 
Nesta tentativa de substituir o leite resolvi fazer o leite de amêndoa em casa para poder fazer estas panquecas. O leite ficou bom, muito bom e fez umas panquecas deliciosas, mas confesso que não tenho paciência para fazer disto uma prática comum. Juro que admiro as pessoas que fazem tudo em casa e numa vida ideal é isso que eu defendo, consumir alimentos de verdade, não processados, mas por outro lado eu sou aquela pessoa que adora a liberdade de abrir o frigorífico, retirar um pacote que comprou no supermercado e usar. Dilemas da vida moderna.
 
Voltando ao leite de amêndoa, como se sabe, o resultado de fazer leite de amêndoa é uma quantidade absurda de polpa de amêndoa que eu nunca na vida iria desperdiçar. Encontrei esta receita que me pareceu interessante e fiz uns biscoitinhos de amêndoa e chocolate branco.
 

 

Sou 100% a favor de aproveitar o que se tem em casa e por isso quase sempre altero as receitas. Neste caso troquei o chocolate negro pelo branco porque era o que tinha em casa. Do resto segui a receita na íntegra e ficaram muito bons.
Termino por dizer que, segundo algumas informações que tenho recolhido, o consumo exagerado de amêndoas pode ser prejudicial. Por isso deixo um link com informações detalhadas sobre esse assunto, de um blog que me parece sério na sua abordagem dos alimentos. E deixo também o conselho: consumam amêndoas com moderação.
 

5 comentários:

Beth/Lilás disse...

Oh Isabel, não sabia que eras também boa na cozinha!
Eu adoro amêndoas, nozes, frutas secas! Vivo a comer todos os dias, principalmente nozes ou castanhas do pará, acho que são muito boas para a pele e para a saúde, mas não sabia que a amêndoa em excesso fizesse mal, talvez seja para engordar isto sim, elas engordam muito, mas por outro lado, como resistir a bolachas como estas. Devem estar deliciosas.
um beijo carioca


Dani disse...

Pois, é complicado. Ainda na semana passada tinha lido que as amêndoas não eram boas para problemas da tiróide (o meu caso), mas que cozidas não havia problema. Daí vou a esse artigo e a moça diz que cozidas é que são perigosas.
Complicado. Tudo que faz bem parece ter um efeito colateral. Portanto, mais do que nunca, é uma questão de moderar mesmo, de comer um pouco de tudo, mas sem exageros. Eu ia (vou) escrever sobre isso.
Eu me confundo um pouco com farinha de amêndoas e amêndoas trituradas - uso as últimas. Mas uso pouco, uma ou duas vezes por mês, máximo três, quando estou numa daquelas febres de assar coisas com frequência.
Agora: tomo o leite quase todos os dias, o pronto, eu até gostava de me aventurar a fazê-lo, mas amêndoas aqui são caras, não dá. Eu não me dou bem com e nem gosto de leite de vaca, mas se vou fazer algo que exija leite de vaca, é o que uso - de novo, raramente cozinho algo assim para nós, só para a Verena mesmo. Vou ter de pensar noutra alternativa para o dia-a-dia, tomava o de soja antigamente, erro fatal, desconfio que foi o que desencadeou o meu problema.
Enfim, eu sempre desconfio de qualquer artigo que desbanque um ingrediente natural e benéfico, porque, como disse, quase tudo que faz bem pode fazer mal, a diferença entre o remédio e o veneno está na dose, é o que dizem.
Se você parar para pensar, ainda mais em Portugal onde há imensos doces à base de amêndoas, há pessoas que consomem quantidades enormes, e mesmo assim...

Beijinhos,

Dani disse...

E os biscoitos estão com ótimo aspecto, que maravilha esse aproveitamento total das amêndoas!

Isabel disse...

Olá Beth, tb adoro amêndoas e acho que só fazem mal se nós exagerarmos :)
Bjs

Isabel disse...

Dani, é complicado, não é?
Há tanta informação contraditória por aí que é difícil não entrar em paranóia.
Mas olha, eu não vou deixar de comer amêndoas, de maneira nenhuma, só ficar um pouco mais atenta aos exageros. É que a maioria das receitas sem glúten/paleo que tenho visto pedem amêndoa e talvez seja melhor alternar com outros ingredientes para não exagerar no consumo.
Adoro amêndoas e vou continuar a adorar :)
Bjs