sexta-feira, 2 de maio de 2014

Stevia


Aqui há uns tempos, a minha vizinha do lado deu-me uma folhinhas de stevia ainda verdes. Eu já tinha ouvido falar da stevia, claro, mas nunca tinha usado, porque nunca me tinha dado para comprar e confesso que não sabia muito bem o que fazer com as folhinhas. A minha vizinha só me disse que as folhas deveriam secar ao ar livre e depois ser moídas até ficarem num pozinho.
Eu tratei logo de deixar as folhas na varanda alguns dias a secar, mas depois já não sei porquê guardei-as num frasquinho e nunca mais me lembrei delas.
 
A minha memória é péssima, essa é uma das razões porque eu estou a diminuir o açúcar, tenho muito medo dos danos que ele pode causar no cérebro, principalmente num cérebro já fraquinho e condenado pela genética. Mas enfim, uns tempos depois ao ler umas coisas sobre os substitutos do açúcar lembrei-me que tinha por aí um frasquinho com a preciosa planta. Será que estaria em condições? Estava ótima.
O processo é um bocado chato, temos que moer as folhas e peneirá-las várias vezes e voltar a moer e nunca consigo que fique mesmo em pó. Talvez esteja a fazer alguma coisa mal, não sei. Ou provavelmente estou a usar métodos retrógrados, alguém ainda usa o almofariz?
 
Até agora só tenho usado para adoçar os meus abacates. Antes eu batia os abacates com o sumo de uma laranja e mel. Ficava divinal, mas... demasiada frutose, certo? Agora bato os abacates com a stevia e um bocadinho de linhaça triturada, depois acrescento algumas sementes de sésamo e girassol.
Eu quase nunca tenho muita fome de manhã, principalmente quando me levanto cedo e uma coisinha assim leve para mim é o suficiente para começar o dia. Faço isso uma a duas vezes por semana.
 
As folhinhas secas da stevia

A peneirar, para retirar os filamentos das folhas

Depois de moída e peneirada, mas ainda um pouco grossa


Se alguém souber como tornar a stevia mais fininha, aceitam-se sugestões. Nunca experimentei em bolos e sinceramente não me sinto muito tentada. Tenho lido coisas contraditórias sobre a stevia e ainda não me sinto suficientemente segura para usar com confiança. Depois se verá.

1 comentário:

Dani disse...

Olá,

Eu uso em bolos e afins, mas muito pouco, acho que é como quase tudo - tem os seus "efeitos colaterais", mas com moderação, não vejo problemas. Ela pode realmente passar ao amargo se errares na dose, por isso vou adicionando aos poucos . A little goes a long way :)
Eu acho que foi a Bela Gil que recomendou o uso da estévia líquida, vi online apenas, depois que a minha acabar, vou experimentar.
Eu não saberia moer, sou péssima para essas coisas, essas partes têm mesmo de ser removidas, não dá para remover antes e passar tudo num triturador/processador?
Beijos