terça-feira, 5 de agosto de 2014

Pão de Linhaça

Nas duas semanas que estive de férias em Julho portei-me muito mal, ou seja, comi tudo o que me apeteceu comer. Comi muito açúcar, comi muito pão de trigo alentejano, enfim, férias são férias e eu quis relaxar completamente e como não estava em casa era difícil manter a alimentação que normalmente faço.
 
Agora que voltei à rotina do trabalho voltei às preocupações alimentares e senti vontade de desintoxicar o organismo. Vi este pãozinho muito simples aqui e senti logo vontade de fazer. 
 

Como sempre não segui a receita à risca porque não tinha coco em casa, então usei a farinha sem glúten que costumo usar, esta.


Fiz assim:

Ingredientes

5 ovos
1 chávena de linhaça dourada bem triturada
1 chávena de farinha sem gluten
2 colheres de sopa de azeite
meia chávena de água
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de fermento

Preparação

Separe 3 claras das gemas. Bata as claras em castelo e reserve. O restante dos ovos e das gemas passe pela peneira. Na batedeira misture os ovos e todos os outros ingredientes excepto o fermento. Quando estiver homogénio adicione o fermento e as claras em castelo e incorpore com delicadeza.
Coloque numa forma a gosto e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 25 minutos ou até o palito sair limpo.
Congelei metade em fatias e depois de descongelado fica igualmente bom.

 
Acho que se come muito bem, apesar de no início estranhar o sabor intenso da linhaça. Talvez com a farinha de coco fique com um sabor menos intenso a linhaça. Para a próxima experimento.

2 comentários:

Dani disse...

Ah, foste lá no site da menina, que bom que gostaste da receita, há ali muitas outras interessantes!
Eu também perdi completamente o rumo e já o sinto - já me apareceram espinhas na cara, a barriga está inchada, a digestão lenta, etc... Duas semanas na casa dos outros e sem muito tempo ou equipamento ou ingredientes para cozinhar, mais a comer fora uma vez ao dia deram cabo do meu regime. Mas já fiz um comprinha básica na Celeiro, algumas das minha farinhas chegaram com a mudança (uma saga, só metade das coisas chegou, o resto vem no final de Agosto, stress pouco é bobagem!), vai ter de rolar uma desintoxicação básica e depois voltar à rotina. Vamos nessa!
Beijinhos!

Isabel disse...

Dani, o site é muito bom, gostei muito :)
Imagino a saga que deve ser uma mudança de um país para o outro, mas agora devagarinho tudo vai entrar nos eixos.
Aproveita bem a tua cidade :)
Bjs