segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Quem quer ser milionário?

Nunca tinha visto nenhum filme de Danny Boyle, nem sequer o famoso Trainspotting, mas com este fiquei impressionada. Fantástica a forma como o realizador mostra a vida do personagem principal através de uma série de flashbacks a momentos específicos; os momentos em que ele ficou a saber as respostas às perguntas do concurso. Achei o filme muito inovador. Com um realismo demolidor, mas ao mesmo tempo com uma grande nota de esperança e de sonho. É ao mesmo tempo um soco no estômago e um afago ao espírito. Um retrato da vida difícil da população pobre da Índia, de uma vida inumana nas slums, gigantescos bairros de lata ao lado de gigantescas lixeiras onde as pessoas procuram coisas para vender e assim conseguir comida para viver mais um dia. O retrato de um menino que não perdeu a esperança nem a integridade no meio de tanta desgraça.
Outra coisa interessante, para além das imensas diferenças entre a Índia e Portugal, (ou melhor entre a Índia e o resto do mundo porque a Índia é um mundo à parte), a familiaridade que temos com o concurso, que passou aqui como deve ter passado em todo o lado, dá-nos a sensação de que afinal vivemos numa aldeia, a tal aldeia global. A experiência de ver este filme vale mesmo a pena e no final compreendemos o porquê de tantos prémios.

7 comentários:

J. Maldonado disse...

Já ouvi falar desse filme. Parece ser interessante, não obstante a crítica tê-lo acolhido desfavoravelmente.
O Trainspotting é espectacular. Já o vi há anos e espero adquiri-lo, assim que puder, para a minha colecção de filmes.

Inside me disse...

Hum, parece-me um filme interessante pela tua descrição.

Já tinha visto a imagem, num outro blog e confesso que passei por cima porque nada de util era dito sobre o mesmo, gostei do resumo que fizeste...

...abriu-me a curiosidade para o ver...

Beijos

ameixa seca disse...

Quero ver, quero ver! Vi o trainspotting (depois de ler o livro) e gostei muito, apesar de não ser igual ao livro... mas nunca é :)

Isabel disse...

Amigos, vejam porque vale a pena:)

Claudia disse...

Isabel,

Eu tô louca para ver este filme India é um assunto fantástico por natureza e o Danny Boyle é muit bom. Trainspotting é um uma pauleira, um soco no estômago e lá você definitivamente iria ver semelhanças entre a Escócia e Portugal. Não sei se veria Trainspotting novamente pois é muito pesado mas gostei de ter visto e por isso eu quero ver Slumdog pois o Boyle é sensível e solidário aos dramas que exibe. Grande diretor eu acho...


Beijos,


Claudia

Cláudia Marques disse...

Vim aqui reler sobre o conteúdo do filme, já não me lembrava muito bem, e realmente deve ser bastante interessante.

ameixa seca disse...

Vi este filme ontem à tarde! Lá conseguiu arrebatar a maioria dos oscares. Mas gostei mais do Benjamin Button!