Um dos aspectos que o meu contacto com a blogosfera me trouxe foi um interesse muito maior por culinária. Até alguns anos atrás eu não me interessava minimamente por comida, comer era só aquele acto que eu tinha que fazer para sobreviver. Fazer, então, não era comigo de maneira nenhuma. O meu sonho costumava ser encontrar alguém que quisesse ir comer fora todos os dias!!!!
Depois comecei a gostar de comer, mas fazer é que não. Continuava a fugir da cozinha. Tudo isso começou a mudar, lentamente, desde que a minha irmã me chamou a atenção para alguns blogs de culinária e não só, que mudaram completamente a minha forma de ver a comida. E agora eu acho que, se continuo assim, qualquer dia estou uma verdadeira gourmet, lol.
Um dos primeiros blogs brasileiros que eu conheci foi o Bistrô Pimenta, cujo lema é:"Porque esta vida tem mais graça quando se é gourmet... e viajante!". Viajante, eu sempre fui. Sempre amei passear no estrangeiro e aqui, no meu cantinho, que me gabo de conhecer de norte a sul (só não conheço as ilhas, mas quero muito conhecer), e para mim viajar sempre foi um aspecto importantíssimo na minha vida. Agora gourmet, eu comecei a ficar devagarinho. O blog Bistrô Pimenta é lindo, dá sugestões de viagens e de hotéis e restaurantes maravilhosos no Brasil e um pouco por todo o mundo. De vez em quando também dá algumas receitas e a primeira receita que eu fiz retirada de um blogue foi uma receita do Bistrô.
A Luciana, a autora do blog, falava de um hotel "descolado", a Maison Joly, em Ilhabela, SP, e dos maravilhosos pequenos almoços que aí se serviam. Uma dessas maravilhas era um bolinho de laranja muito apetitoso que eu fiquei com vontade de comer e, mais surpreendente ainda, de fazer. Já fiz duas vezes e ficou sempre muito bom. Eu fiz algumas adaptações à receita original, mas se quiserem ver, está
aqui.
Ingredientes:
duas laranjas
4 ovos inteiros
1/2 chávena de óleo
2 chávenas de farinha
2 chávenas de açúcar
1 colher de chá de fermento
Modo de fazer:
Bata bem no liquidificador os ovos, o óleo, as laranjas descascadas e sem as sementes. À parte, misture os ingredientes secos. Acrescente a essa mistura o creme que já foi batido no liquidificador. Misture bem e leve ao forno, até dourar, em forminhas untadas com manteiga.
Calda:
Leve ao lume 1 copo de sumo de laranja, 1 colher de sopa de manteiga sem sal e 3 colheres de açúcar. Deixe ferver até ficar em ponto de óleo e coloque por cima do bolo, ainda quente.
Da primeira vez fiz com calda e ficou maravilhosa, desta segunda vez estava mais preguiçosa e não fiz a calda, mas ficaram deliciosos na mesma.
Estes bolinhos são ótimos para começar a entrar na arte de fazer doces, porque é a coisa mais fácil do mundo. Quem tiver medo de cozinhas e de fogões, pode começar por aqui. Resultou comigo. Adoro este tipo de receita simples e prática que dá para fazer num instante e dá sempre certo. Vai um bolinho de laranja?