sexta-feira, 10 de junho de 2011

Livros, livros e mais livros

Henry Lamb, 1933

A querida Cenourita desafiou-me para responder a um questionário sobre leituras e eu como adoro livros não me fiz rogada.

1. Existe um livro que leias e releias várias vezes?

Na verdade dois, bastante diferentes um do outro. O Monte dos Vendavais, a  história de um amor maior do que a vida, escrita com as entranhas por Emily Brontë e Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, uma história que nos mostra como as primeiras impressões podem ser enganadoras, escrita com uma mestria maravilhosa para retratar uma época, uma sociedade, um país e as suas fortes clivagens sociais.
Já li ambos 4 vezes e de vez em quando lembro-me de uma parte ou outra e vou relê-la.

2. Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?

Os de António Lobo Antunes, simplesmente não consigo passar da segunda página. Nada contra o autor, o problema é mesmo meu.

3. Se escolhesses um livro para o resto da tua vida, qual seria ele?

Impossível escolher apenas um.

4. Que livro gostarias de ter lido mas que por algum motivo nunca leste?

Quero muito ler O Amor em Tempos de Cólera de Gabriel Garcia Marquez. Talvez seja o próximo. Mas tenho que confessar que agora estou numa fase de "Scandicrime", ou seja policiais escandinavos. É o  meu novo vício e talvez intercale um scandicrime entre os dois Nobel :)

5. Que livro cuja "cena final" jamais conseguiste esquecer?


Gostei muito do final de Cem Anos de Solidão de Gabriel Garcia Marquez, é inesquecível.

6. Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual o tipo de leitura?

Sempre gostei muito de ler e felizmente tinha muitos livros em casa. Quando era mais pequenina não largava a Gata Borralheira, adorava contos de fadas e princesas e claro os livros da Anita. Mais tarde devorava todos os livros da minha irmã da coleção Os Cinco, de Enid Blyton e a minha prima Fernanda fez-me a coleção toda de Uma Aventura de Ana Luísa Guimarães e Isabel Alçada, que eu adorava.

7. Qual o livro que achaste chato mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?

Sinceramente não me obrigo a ler livros que não gosto. Acho que a leitura deve ser um prazer e não um frete. Quando não gosto ou não consigo ler ponho de parte.
Felizmente sempre gostei dos livros de leitura obrigatória na escola e na faculdade por isso não me posso queixar.

8. Indica alguns dos teus livros preferidos.

O Deus das Pequenas Coisas de Arundhati Roy, Do Amor e de Outros Demónios de Gabriel Garcia Marquez, O Tempo e o Vento - O Continente de Erico Verríssimo, Os Maias de Eça de Queiroz, A Letra Escarlate de Nathaniel Hawthorne, para dizer apenas alguns.

9. Que livro estás a ler neste momento?

 Travessuras da Menina Má, de Mario Vargas Llosa.


Sintam-se todos desafiados para falar um pouco sobre os livros da vossa vida.

19 comentários:

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Isabel,
Como também sou amante da leitura, adorei esse post.
Ainda não li seus livros preferidos (que pelo visto você vai decorar), mas fiquei motivada.
Como você, eu também não consegui ler nada do Antonio Lobo Antunes. Tentei uns três livros, e acabei desistindo.
Adorei "O amor no tempo do cólera". Penso que você vai gostar.
Beijo.

Isabel disse...

Heloísa, Lobo Antunes é impossível!
Estou curiosa para saber quais os seus livros preferidos, porque você não responde também ao questionário?
Bjs

Cláudia Marques disse...

Ai, ai, ando tão preguiçosa, ainda não respondi ao desafio da Anabela Cenourita. :)

Desculpa, mas quanto ao Lobo Antunes, o problema não é teu... :)) já são muitas pessoas a padecer do mesmo mal...

Acho que te esqueceste de "Os Maias", mas ainda bem, pq vai ser um dos meus "best book ever" :)

O Deus das Pequenas Coisas, maravilhoso! Um dia destes vou reler.
Incentivaste-me, a ler e a responder.
Também gostava de conhecer os preferidos da Heloísa. :)
Ah, e essa imagem é maravilhosa!

Isabel disse...

Ó maninha, não leste com atenção, então Os Maias não estão na minha resposta sobre os meus livros favoritos?!! Nem podia faltar.
Faz favor de responder ao questionário também :)

Cláudia Marques disse...

Credooooooooo, que vergonha! Oh pá, já era muito tarde, os meus olhos já se estavam a fechar... :))

Cláudia Marques disse...

Saltei uma linha, não tinha visto o Erico Veríssimo nem o Eça de Queirós ;)

ameixa seca disse...

Qunato à tua 1ª resposta, não li nenhum deles mas quero muito :) E quanto à segunda, não é um problema teu, acho que é problema dele que não consegue, como escritor, chegar a todo o tipo de público. Como pessoa, até o acho interssante mas também não consigo entender nada do que ele escreve :)

Calu Barros disse...

Oi Isabel,
o título do post me trouxe até aqui.A leitura é um dos meus lazeres preferidos.Acompanhei tua lista e já li alguns, mas vou anotá-la para futuras aquisições.
No momento estou lendo Rio das Flores de Miguel de Souza Tavares e confesso, adorando!
Então, nos veremos mais vezes pois vou seguir contigo.
Bjinhos,
Calu

Raquel disse...

Oba!! Adorei o post, vou fazer o meu também, versão brasileira Herbert Richards :) :) Sabia que tb tentei ler o Lobo Antunes pra me inteirar da literatura portuguesa moderna? Mas achei muito, muito chato... :S já já posto os meus. beijos

Isabel disse...

Sinto-me aliviada por saber que a reacção a Lobo Antunes é geral :)
Afinal o problema não é meu!!

Unknown disse...

Orgulho e Preconceito também faz parte dos meus preferidos e nem me lembrei dele...
Quanto ao Lobo Antunes, ufff que alívio, também não consigo :)

Gostei da tua partilha literária :)

Beijocas***

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Gostei da Ideia e também já respondi :)
Está aqui: http://teoriadotudoedonada.blogs.sapo.pt/49145.html
Beijocas
Moira

Lúcia Soares disse...

Oi, Isabel.
Vou levar o questionário pra meu blog.
Atualmente ando lendo pouco, preferindo livros mais leves, que me distraiam.
Nunca li nada de Lobo Antunes, mas agora fiquei curiosa...
Beijo!

Dani disse...

Olá Isabel!

O Deus das Pequenas Coisas foi o primeiro livro que li em inglês. Lembro-me de achá-lo difícil, mas muito bom.
Quero tentar ler o Lobo Antunes, será que consigo?
Eu confesso que, hoje em dia, tenho dificuldades em ler em Português - digo, ficção. Não tentei nenhum livro luso ainda, mas tenho um da Lídia Jorge aqui à minha espera.
No momento, estou a ler "A Visit from the Goon Squad", da Jennifer Egan, uma obra meio hipster no momento, mas estou adorando! Ao mesmo tempo, estou às voltas com "A Casa da Felicidade" (The House of Mirth). Esta cena de ter o Kindle me fez voltar a ler bastante, dou o crédito ao brinquedinho!
Ah, o livro que sempre releio é "Lady Oracle" da Margaret Atwood, minha escritora favorita. E um que não consigo terminar é "Cem Anos de Solidão". Não sei porque, não acho difícil, não acho ruim, mas não consigo. Quero tentar, porém!
Um beijo!

Isabel disse...

Dani,
em relação a Lobo Antunes, não há como tentar. Muitos consideram-no um génio, por isso não posso desaconselhar a leitura, apenas confessar que não consigo.
Também não sou fã de Lídia Jorge, mas mais uma vez, não desanconselho ;)
Fiquei com algumas dicas das tuas leituras, vou acrescentar à minha cada vez maior lista :)
Bjs

O que elas estao lendo!? disse...

Isabel, legal suas respostas. E te achei lá na Lucia Soares.

Iniciamos esta semana esse desafio no blog e muitas já nos responderam. Posso levar teu post para O que elas estao lendo? Claro com link para o teu blog.

Um abraco

Isabel disse...

O que elas estão lendo,
pode claro :)

Lúcia Soares disse...

Isabel, dediquei um selinho a você. Está no meu blog e sinta-se à vontade para trazê-lo ou não para o seu. Selinhos são comuns aqui no Brsil, não sei como é aí, em Portugal. Escolhi com carinho os 12 blogs que queria homenagear mas nunca somos "obrigados" a aceitá-los, ok?
Beijo e bom fim de semana.

Mariazita disse...

Olá, Isabel
De vez em quando, se tenho um tempito livre, começo a navegar na Net... Foi assim que vim aqui parar.
O título do blog é altamente sugestivo - Vai melhorar - e como estamos bem precisados de melhorias... resolvi entrar.
Gostei muito deste espaço. Aborda vários temas, duma forma ligeira (mas não leviana...), gostei!
Sou viciada em leitura. Não passa um único dia sem eu ler, mais ou menos, conforme a disponibilidade, mas SEMPRE.
Não vou levar este desafio porque já mo passaram:) Aliás, tenho imensas "coisas" do género a aguardar publicação.
Os teus gostos literários são muito coincidentes com os meus, incluindo Lobo Antunes:)))

Para uma primeira conversa esta já vai muito longa:)))

Ah! Vou me fazer tua seguidora, pois tenciono voltar. Se quiseres fazer o mesmo, dar-me-ás muito prazer.

Bom fim de semana. Beijinhos