segunda-feira, 14 de abril de 2014

Bolo de Cenoura sem glúten

Continuando neste processo de estudar e experimentar receitas sem glúten deparei-me com este blog. Nele já encontrei várias receitas interessantes e também várias dicas para tornar os bolos/biscoitos/etc sem glúten mais saborosos. Descobri por exemplo que um bolo sem glúten, para ficar mesmo bom, deve misturar várias tipos de farinhas e ingredientes de várias texturas para ficar com uma consistência mais agradável.
Há já algum tempo que andava à procura de um bolo de cenoura alternativo à clássica receita que todos conhecemos. 
 
 

Inspirei-me neste bolo de cenoura e o resultado foi mesmo muito bom. Usei esta farinha, que é uma mistura de farinha de milho, mandioca, arroz, batata e trigo sarraceno.

Como fiz algumas alterações fica aqui a receita:

Ingredientes:

3 ovos
2 chávenas de farinha sem glúten
1 chávena de açúcar amarelo
1 iogurte natural
1 colher de sopa de mel
1 colher de chá de canela
1/2 colher de chá de gengibre
4 cenouras
1/3 chávena de passas douradas
1/2 chávena manteiga sem sal

Começar por bater os ovos; depois juntar a manteiga derretida e bater com os ovos; acrescentar o açúcar amarelo e bater até ficar macio. Juntar o iogurte, o mel a canela e o gengibre. Acrescentar a farinha batendo sempre. Acrescentar as cenouras finamente raladas e as passas e mexer com uma colher de pau.
Assar em forno pré-aquecido durante aproximadamente 45 min.
 
Como estou nesta viagem de reduzir também o excesso de açúcar, reduzi a quantidade de passas da receita original, de meia chávena para um terço, uma vez que já tinha o mel. Para o meu gosto atual ficou bom assim.
 
Quero frisar que, obviamente, este blogue não é, nem pretende ser, especialista em culinária sem glúten, ou em alimentação em geral.  Apenas estou a partilhar a experiência dos meus modestos primeiros passos neste processo de procurar uma alimentação mais saudável. Aqui no blog, tenho partilhado apenas as experiências nos doces, mas também já fiz algumas tentativas nos salgados que correram bem. Qualquer dia também vou partilha-las aqui.

3 comentários:

Dani disse...

Ahan, encontrou a Doves Farm, onde? Ficou bem parecido com o que eu fiz outro dia, pelo menos no aspecto, já que os ingredientes variam.
Pois, bolos que levam cenoura ou pedaços de fruta - como banana e maçã - já têm uma certa doçura, não precisam muito de açúcar mesmo.
Que bom que deu certo!

Beijinhos,

Isabel disse...

Olá Dani, comprei naquela loja de que te falei, o Celeiro :)
Agora não me recordo o preço exacto, mas foi mais de 3 €.
Fica bom mesmo!
Bjs

Anónimo disse...

Não gostei . Bolo não cresceu .... Sem fermento ( que não está na receita ) não vai lá .