terça-feira, 10 de março de 2009

Catarina de Bragança

Já há bastante tempo que não escrevia para a Academia, primeiro porque andei um bocadinho arredada dos livros e porque depois comecei a ler um livro muito grande. Mas agora aqui estou eu a cumprir o meu dever de sócia da Academia dos Livros, o que neste caso não é só um dever mas também um prazer.
Acabei agora de ler o livro de Isabel Stilwell, Catarina de Bragança, A Coragem de uma Infanta Portuguesa que se tornou Rainha de Inglaterra. Este livro conta a história de Catarina de Bragança desde o nascimento até à morte. A escrita da autora é muito simples e fluida. O livro não pretende ser uma obra-prima da literatura, apenas uma biografia completa da rainha. Apesar de alguns factores serem romanceados, todas as fases da vida de Catarina são contadas com muito rigor histórico e são raras as personagens do livro que não são reais.
O livro começa por contar a infância simples e despreocupada de Catarina e de seus irmãos no Palácio de Vila Viçosa. Na altura eram apenas herdeiros do Duque de Bragança, não sonhavam que um dia o seu pai iria ser rei e eles infantes de Portugal. Nessa época o país tinha caído sob o domínio de Castela, sendo Filipe IV de Castela também Filipe III de Portugal. Quando Catarina tinha 3 anos o seu pai tornou-se rei de uma nova dinastia de reis portugueses e toda a família se mudou para o Paço da Ribeira, em Lisboa.
Paço da Ribeira, Lisboa, Séc. XVII
O período da Restauração, com todas as suas dificuldades e as intrigas típicas de qualquer corte transformaram a vida de toda a família, principalmente a de D. JoãoIV e D. Luisa de Gusmão que enfrentaram as maiores dificuldades para vencer a guerra contra Castela. Mas também Catarina viu a sua vida completamente alterada e tocada muitas vezes pela tragédia. Foi aqui que perdeu os seus dois irmãos mais velhos, Teodósio, o herdeiro do trono, e Joana, a sua confidente. Foi aqui que lhe disseram, que com a morte de sua irmã, lhe caberia a ela a tarefa de fazer um casamento útil ao esforço de guerra. Foi também aqui que começou a formar o seu carácter com a influência positiva de Padre António Vieira e de seus pais. Poderíamos dizer que Catarina herdou o melhor de cada um dos seus pais: o carácter forte da mãe e o feitio doce do pai.

Durante anos foi negociado o seu casamento com Charles, herdeiro do trono da Inglaterra, para assegurar a ajuda financeira desse país à nossa guerra da Restauração. Como já disse no post anterior o dote da princesa foi pago em açúcar vindo do Brasil, especiarias vindas do Oriente, e também a praça de Bombaim, muito útil aos ingleses que assim iniciaram a sua intensa actividade comercial com a Índia, mais tarde colónia inglesa. Foi também D. Catarina que introduziu na corte inglesa o hábito de tomar chá a meio da tarde, hoje tão típico dos ingleses!
A sua atribulada vida de casada fica por contar, quem quiser saber mais tem que ler o livro.

Em resumo, achei a obra muito interessante, muito rigorosa em termos históricos e muito agradável de ler. A autora, luso-britânica, mostra com subtileza as diferenças culturais existentes na época entre os dois países, e o peso gigantesco da religião na sociedade da época. Leiam. Uma lição de história nunca fez mal a ninguém. Ficamos sempre a perceber um pouco melhor o presente, quanto conhecemos bem o passado.

9 comentários:

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Isabel,
Sua resenha do livro é muito boa. Motiva nossa leitura.
Como meu marido adora História, também vou dar a dica para ele.
Beijos

Cláudia Marques disse...

Ora aí está um livro que eu adorava ler, caso tivesse tempo para isso. Mas hei-de ter, daqui a uns tempos...
Entretanto, já foi mto bom ler o tua crítica literária, estás a ficar perita nisto! ihihih
Mas ainda fiquei com + vontade de o ler, são os meus preferidos, os romances históricos.
Obrigada.

Inside me disse...

Gosto mesmo dos teus resumos... acho que já tinha dito isto...

... fazes resumos apelativos e sóbrios...

... eu que de história de Portugal pouco tenho na cabeça, fiquei com curiosidade sobre a Catarina...

... e será que não podemos reivindicar alguma coisa dos Ingleses pelo chá a meio da tarde ;-P ...

Convido-te para um chá, quando os Muffins (Sugar and spice) chegarem ;-)

Beijos

Cidchen disse...

Interessante... eu desconhecia esta história!

Isabel disse...

Heloísa, espero que o livro tenha sido publicado no Brasil. Como é português pode não ter chegado aí. Será que chegou?
Eu também adoro história.

Maninha, tenho a certeza que ías adorar.

Inside, eu também fiquei a saber muitas coisas no livro que desconhecia completamente ou que também já tinha esquecido. Quanto ao resto, chá é o melhor acompanhamento possível para uns belos muffins!

Cidchen, bem-vinda! Ainda bem que gostaste. Lê porque é muito interessante.
Bjs a todos

Susana Gomes disse...

Este livro está na minha lista desde que saiu.
Acho a vida de Catarina de Bragança fascinante.

Já estava a ficar esquecido mas acabou de saltar uns bons lugares para a frente na lista de livros a ler. :)

branca de neve disse...

è uma boa lição de História mas é também um romance muito bonito. Eu adorei este livro e agora tenho lá em casa para ler "Filipa de Lencastre". EStou cheia de expectativas.

Mariana R. disse...

Vou a meio deste livro e estou a adorar! Já tinha lido o "Filipa de Lencastre", e confesso que fiquei fascinada com a escrita de Isabel Stilwell, que nos "cola" completamente ao livro da primeira à última página. Sou uma aficcionada pela História de Portugal, e a história de vida de Dona Catarina de Bragança é, no mínimo, inspiradora...

ana disse...

Estou a lêr o livro há pouco tempo, mas é um livro bastante interessante e bem escrito. é um livro que quando se comçe prende o leitor ao livro. Parabéns pelo livro, que venham outros assim