quarta-feira, 8 de abril de 2009

Roma - Primeiras Impressões

Os dias que passei em Roma foram maravilhosos. Adorei a cidade como sabia que ía adorar. Sempre senti um enorme fascínio pela Antiguidade Clássica e pelo Renascimento e em Roma respira-se a atmosfera de séculos de história e podemos ver ao vivo os vestígios da civilização romana e do esplendor criativo do Renascimento.

No primeiro dia fiquei logo muito satisfeita com as primeiras impressões. O hotel era muito simpático, e o bairro onde ficava era tranquilo e muito bonito. Ficava na zona de Lepanto, perto da Piazza Mazzini. Um bairro residencial, com muito comércio, pastelarias de sonho e gente muito simpática. Aqui fica uma amostra do meu bairro em Roma!


O Hotel


O Bairro - Piazza Mazzini
O Bairro - Pormenor de edifício na Via Ferrari


O Bairro - Árvore em flor


O Bairro - Florista de rua


Depois de instaladas, reolvemos dar um passeio pela área antiga de Transtevere. Os habitantes de Transtevere (Para lá do rio Tibre) gabam-se de ser os mais genuínos de Roma. É uma zona muito antiga, muito bonita e típica. Adorei.

Um misto de restaurante e mercearia - tão charmozinho!

Pormenor de Edifício - Transtevere

Transtevere

Transtevere

Transtevere

Igreja de Stª Cecília - Transtevere


Uma parede cheia de pedaços de história - Transtevere


Uma palavrinha em relação ao sismo: O sismo ocorreu na última noite que passei em Roma. Sentiu-se um abalo com alguma intensidade e bastante longo. Deu para apanhar um susto, mas só de manhã nos apercebemos da dimensão da tragédia. A escassos 100 Km de Roma, na também antiquíssima cidade de Áquila, o sismo causou muitas mortes e destruição. Nesse dia, naturalmente, o tema de conversa em todo o lado era a tragédia de Áquila. Quase que perdemos a vontade de cumprir o itinerário planeado para a última manhã em Roma, mas lá acabámos por dar as últimas voltas pela cidade. Como habitante de uma área sísmica, tenho imenso medo de tremores de terra, mas também estou habituada aos pequenos abalos, comuns em Lisboa, e sei que algo está e estará sempre iminente, por isso há que continuar com a vida de todos os dias. Como habitante de Lisboa aprendi na escola os procedimentos em caso de sismo e vivo, como todos, com a ideia que Lisboa é uma bomba relógio bem enterradinha lá no fundo do subconsciente. Não quero nem pensar nas consequências que um sismo desta magnitude poderia ter em Lisboa. O parque habitacional da cidade está completamente degradado e seria uma verdadeira tragédia. Desculpem o desabafo, mas estas coisas mexem comigo.

Prometo continuar com o meu diário de viagem.

12 comentários:

Inside me disse...

Bem vinda a casa...

... ainda bem que correu tudo bem...

... que belas imagens nos trazes do "Teu Bairro" em Roma...

... até parecia que estavas a falar da tua Lisboa...

...gostei de te ler... não tinha especial interesse por Italia (outras impressões) ... mas as tuas fotos e descrição deixaram-me a pensar...

Beijos de Boas Vindas

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Isabel,
Lindas as suas fotos.
Pelo visto você aproveitou bem sua viagem. Pena o susto da última noite, com tudo que ele representou, não?
Estou esperando os outros relatos.
Beijos

Cláudia Marques disse...

LINDO, LINDO, TUDO MIL VEZES LINDO!!

Adoro a cor das casas, adoro o charme italiano, adorei tudo!

Estou cheia de inveja... :)

Quero lá ir, quero, quero, quero mesmo!!

Bjs

Noémia disse...

Ainda bem que te divertiste e que gostaste. O teu bairro era lindo e as fotos do Transtebere também. Fui lá jantar e assistir a um espectáculo musical ao mesmo tempo, que me ficou na memória!
Quanto ao tremor de terra, todos ficamos preocupados contigo, ainda bem que foi só um susto.Tens razão quando dizes que Lisboa é uma bomba relógio. Deviamos todos tratar de aprender alguma coisa com estes exemplos e fazer alguma coisa.

Pepita Chocolate disse...

Fiquei com anta inveja...

Bom regresso!

Beijoca!

ameixa seca disse...

Fogo, eu vim logo cá saber novidades mal soube do sismo! Deve ser super estranho sentir a terra a tremer! As fotos são fantásticos e fico feliz por já teres um bairro teu em Roma. Isso quer dizer que podemos lá ir todos, certo? :)
Ainda bem que voltaste sã e salva! Espero que Lisboa não trema em breve!

Isabel disse...

Inside, eu tive uma impressão muito positiva de Itália e aconselho vivamente uma visita!

Heloísa, aproveitei ao máximo, felizmente. Adorei.

Mana, vai de comboio ou de carro, mas não deixes de ir!

Noémia, tal como tu, fiquei com vontade de voltar! Em relação aos sismos devíamos mesmo fazer qualquer coisa enquanto podemos, não é?

Pepita, tenho a certeza que ías adorar!

Ameixa, podes crer, eu também espero o mesmo!

Beijos a todos

Anónimo disse...

Olá! Nossa, é minha primeira vez em seu blog e devo dizer que suas fotos me fizeram lembrar do quanto eu sou apaixonada por Roma... tive oportunidade de conhecê-la e suas fotos me deixaram com um gostinho de nostalgia muito bom ...
Espero que esteja curtindo muito a viagem, e fico feliz em saber que naõ sofreu os impactos do ocorrido por lá... é uma lástima, evidentemente, e temos que torcer para que algo assim não mais se repita e contar com a ajuda da humanidade para cuidar do meio ambiente, antes que seja tarde.

Mas me diga, você chegou a conhecer as 4 catedrais ? (S. Pedro, S. Paulo, S. João, S. Maria Maior) São geniais... pela historicidade e arte que carregam consigo...
Bom, é isso, boa semana!! Boa viagem!!

Abóbora Amarelinha disse...

lindas fotos!
Mas estão a faltar algumas! não?
os monumentos???!!! aqueles andantes! onde estão?
jinhos

J. Maldonado disse...

Excelentes fotos.
Vê-se mesmo que Roma é uma cidade fascinante. :)
Espero por mais fotos e relatos. ;)

Claudia disse...

Querida,

Roma é uma cidade maravilhosa. Quero muito voltar.

E que lugar mais lindo onde você ficou. Amei.

Você sabe que quando anunciaram o terremoto na Itália na TV aqui eu pensei em você na mesma hora e pensei, será que ela foi a Aquila? Muita gente vai até Aquila...

E eu vim ler o blogue para ver se havia alguma coisa sobre a data do teu retorno. No fim estava certa de que você estava bem.

Loucura, que tragédia.

Mas amei tuas fotos!

C.

Ana Rita disse...

Fotos muito bonitas! Tambémmmmm quero ir a Rommmmaaaaaaaaaaaa :)

Bjs grandes