quinta-feira, 21 de maio de 2009

Como a blogosfera mudou um bocadinho a minha vida I

Um dos aspectos que o meu contacto com a blogosfera me trouxe foi um interesse muito maior por culinária. Até alguns anos atrás eu não me interessava minimamente por comida, comer era só aquele acto que eu tinha que fazer para sobreviver. Fazer, então, não era comigo de maneira nenhuma. O meu sonho costumava ser encontrar alguém que quisesse ir comer fora todos os dias!!!!

Depois comecei a gostar de comer, mas fazer é que não. Continuava a fugir da cozinha. Tudo isso começou a mudar, lentamente, desde que a minha irmã me chamou a atenção para alguns blogs de culinária e não só, que mudaram completamente a minha forma de ver a comida. E agora eu acho que, se continuo assim, qualquer dia estou uma verdadeira gourmet, lol.


Um dos primeiros blogs brasileiros que eu conheci foi o Bistrô Pimenta, cujo lema é:"Porque esta vida tem mais graça quando se é gourmet... e viajante!". Viajante, eu sempre fui. Sempre amei passear no estrangeiro e aqui, no meu cantinho, que me gabo de conhecer de norte a sul (só não conheço as ilhas, mas quero muito conhecer), e para mim viajar sempre foi um aspecto importantíssimo na minha vida. Agora gourmet, eu comecei a ficar devagarinho. O blog Bistrô Pimenta é lindo, dá sugestões de viagens e de hotéis e restaurantes maravilhosos no Brasil e um pouco por todo o mundo. De vez em quando também dá algumas receitas e a primeira receita que eu fiz retirada de um blogue foi uma receita do Bistrô.

A Luciana, a autora do blog, falava de um hotel "descolado", a Maison Joly, em Ilhabela, SP, e dos maravilhosos pequenos almoços que aí se serviam. Uma dessas maravilhas era um bolinho de laranja muito apetitoso que eu fiquei com vontade de comer e, mais surpreendente ainda, de fazer. Já fiz duas vezes e ficou sempre muito bom. Eu fiz algumas adaptações à receita original, mas se quiserem ver, está aqui.

Ingredientes:

duas laranjas
4 ovos inteiros
1/2 chávena de óleo
2 chávenas de farinha
2 chávenas de açúcar
1 colher de chá de fermento

Modo de fazer:
Bata bem no liquidificador os ovos, o óleo, as laranjas descascadas e sem as sementes. À parte, misture os ingredientes secos. Acrescente a essa mistura o creme que já foi batido no liquidificador. Misture bem e leve ao forno, até dourar, em forminhas untadas com manteiga.

Calda:
Leve ao lume 1 copo de sumo de laranja, 1 colher de sopa de manteiga sem sal e 3 colheres de açúcar. Deixe ferver até ficar em ponto de óleo e coloque por cima do bolo, ainda quente.

Da primeira vez fiz com calda e ficou maravilhosa, desta segunda vez estava mais preguiçosa e não fiz a calda, mas ficaram deliciosos na mesma.
Estes bolinhos são ótimos para começar a entrar na arte de fazer doces, porque é a coisa mais fácil do mundo. Quem tiver medo de cozinhas e de fogões, pode começar por aqui. Resultou comigo. Adoro este tipo de receita simples e prática que dá para fazer num instante e dá sempre certo. Vai um bolinho de laranja?

11 comentários:

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Isabel,
Que interessante!
É bem verdade que só se ama aquilo que se conhece, e que sem motivação, não há aprendizado. Os blogs lindos de culinária a motivaram tanto, que você está virando uma "gourmet".
Gostei.
Beijos

Dani disse...

Prazer, Isabel. É verdade, estes blogs nos tentam e induzem a experimentos na cozinha. Sempre gostei de cozinhar, e sou um tanto foodie - embora passe longe de ter talentos de chef de cuisine.
Estes bolinhos se parecem com queques - é esta a palavra?
Um abraço,

Cláudia Marques disse...

Eu acho que a blogosfera mudou muito a tua vida! Mas como tens "I" no título, presumo que seja para continuar...

Realmente o Bistrot Pimenta é uma maravilha, dá-nos a conhecer sítios maravilhosos que de outra maneira não conheceríamos (até pq alguns deles não são para qualquer bolsa...). Bela profissão, a da Luciana. Ainda lhe pagam para andar por todos aqueles lugares magníficos. Há pessoas com muita sorte! :))

Qto aos bolinhos... não tou a perceber! Estes, eu não provei! Não tá certo! Ficaram tão lindos! Quero fazer uma encomenda. Para a próxima, guarda-me... uns 3 ou 4, please.

Inside me disse...

A blogosfera trás-nos uma nova prespectiva do mundo.

Onde se aprende muita coisa, onde se vê muitos interesses pessoais, alguns os nossos...

Onde se vê muita coisa doce... ai o nivel de açucar...o que vale é que são virtuais...

E pra não perderes o gosto de ir comer fora... nesta semana (21 a 31 maio)...alta cozinha em Lisboa... a preços...enfim dá uma olhada...alguns restaurantes engraçados... :-)

http://lisboa-restaurantweek.com/

Beijos

PS: Espero que tenha já melhorado!! :-P

Luciana disse...

Isabel, querida,

que delícia ler suas palavras sobre o meu blog e que bom saber que ele a encanta quando o assunto são esses dois mundos fantásticos: a gastronomia e as viagens. Sempre digo que minha função, além de informar, é encantar, convidar pra viajar comigo e saborear o que este mundo tem a oferecer.

Saiba que adoro seu blog também e que amo seu país, para onde vou sempre que posso. Ainda há muito a escrever sobre esse lugar mágico. Há sítios que amo, como a Quinta das Lágrimas, em Coimbra, a Pousadinha, em Tentúgal, o Tromba Rija, em Leiria, Óbidos, Cascais, o Eleven, o Janelas Verdes, York House em Lisboa... Meu Deus, essa lista não tem fim!

Um grande abraço do Brasil e obrigada pelo carinho de sempre.

Em tempo: o Junior Joly, dono do hotel Maison Joly, vai ficar muito feliz em saber que uma de suas melhores receitas está sendo reproduzida em Portugal.

Luciana

Isabel disse...

Heloísa, estou mesmo. E tudo graças aos blogs.

Dani, bem-vinda. Sim poderíamos chamá-los de queques, embora os queques tradicionais sejam bastantes maiores. Estes foram feitos em formas de muffin.

Mana, qualquer dia eu faço uns para tu provares.

Inside, já ouvi falar desse projecto, acho que é de aprojeitar!

Luciana, o seu blog é inspirador e não deve ser só a mim que ele inspira! Continue com sue trabalho maravilhoso, mostrando o melhor que estes dois mundos têm para oferecer. Um abraço de Portugal.

Bjs a todos

Claudia disse...

Isabel,

Os teus bolinhos ficaram lindos, a altura dos originais.

A maison joly é uma beleza de pousada mesmo. Nunca fiquei lá mas já circulei ao redor para visitar.

Que ótima influencia os blogs estão tendo sobre você. Eu também me influenciei muito por alguns, principalmente no projeto aventureiro de fazer pães e massas em casa. Até hoje não me arrependi.

Bj,

Claudia

Ana Rita disse...

Ola :) Que aspecto essesa bolinhos, deixei-te um desafio no meu blog :)

Bjs

Isabel disse...

Cláudia, a influência dos blogs é maravilhosa. Já para não falar do seu que é um dos meus preferidos. Qualquer dia até pães eu faço! Já estive bem mais longe!

Titó, obrigada. Logo que puder responderei ao desafio.

Bjs a todas

ameixa seca disse...

Ainda bem que te deixaste levar. Não há maior prazer do que fazer algo que gostes de comer :) Belos bolinhos!

Noémia disse...

Pois realmente a blogosfera influencia imenso a maneira de ver as coisas e neste caso para melhor, até te tornaste amante da cozinha! ( que mal que isto soa, mas percebeste a ideia, não?)
Os bolinhos estão fantásticos!
Boa semana!:)