sexta-feira, 15 de maio de 2009

D. Carlos

O que é que acham do aspecto destes bolinhos?

Eu acho que são muito apetitosos. Só tenho pena de ainda não ter provado! Estes são os novos doces de Cascais, chamados D. Carlos em homenagem ao rei que muito ajudou a impulsionar o desenvolvimento da localidade.

A Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, organizou um concurso entre os seus finalistas do curso de pastelaria, para criar um doce regional para Cascais. A vencedora, e criadora deste bolinho aqui apresentado, foi Natália Pessoa, de 21 anos, qua vai agora estagiar três meses no Hotel Palácio no Estoril. Natália criou um doce constituído por batata doce, batata roxa, leite condensado e especiarias. Pensando na figura e na época de D. Carlos, Natália pensou num doce com poucas calorias, porque o rei era diabético e tentou utilizar uma maioria de ingredientes utilizados na época. "É um pequeno doce para um lanche ou para acompanhar o chá", explica. O juri avaliou a apresentação, o sabor e a adequação à vivência na época do rei D. Carlos.

Natália Pessoa

Quem vê o doce pensa num doce tracicional português com muitas gemas, não é? Mas afinal os ingredientes são totalmente inesperados. Estou mesmo muito curiosa para provar. A próxima vez que for a Cascais vou já procurar por este D. Carlos! Espero que já estejam a ser comercializados.

Cascais

4 comentários:

Cláudia Marques disse...

O que acho do aspecto desses bolinhos? Mas que pergunta! Eu acho que comia já 2 ou 3!!
Se o sabor for igual ao aspecto, devem ser uma perdição.
Assim de repente, vendo os ingredientes, parece que levam batata a mais, mas se a miúda ganhou o concurso, é porque são bons!
A princípio tb me pareceram à base de gemas e açúcar, mas afinal...
Qdo fores a Cascais convida-me, levo um molho de papelada e trabalho lá numa esplanada (espero que não haja mto vento...), a comer um D. Carlos (salvo seja...): é a chamada alegria no trabalho!

ameixa seca disse...

Uau, muito bem! Parabéns à vencedora especialmente por ser mulher :) É assim mesmo!!!
Têm um excelente aspecto!

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Isabel,
Achei interessante o doce vencedor não ter as características dos doces portugueses. Mas deve ser muito bom. Eu gosto bastante de batata doce.
E as fotos de Cascais estão lindas.
Beijos

Isabel disse...

Ameixa, vivam as chefs portuguesas, não é?

Mana e Heloísa, eu achei muito engraçada a escolha de ingredientes tão fora do comum actualmente por isso estou curiosa por provar.
Bjs