sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Hoje o árbitro sou eu


A Liliana passou-me o desafio de mostrar 10 cartões vermelhos. E eu fiquei logo com vontade de levar o apito à boca e a mão ao bolso. E levantar o cartão vermelho bem alto.



1 - Cartão vermelho à falta de civismo em geral. Vivemos em sociedade, se não nos respeitarmos uns aos outros, a vida torna-se caótica. Muita gente mostra terrível falta de civismo no seu dia-a-dia para com os outros habitantes. São pessoas que não conhecemos, mas que temos de respeitar, certo?

2 - Cartão vermelho aos preços exorbitantes das casas em Lisboa, provocadas pela especulação imobiliária, e que afastam a classe média (baixa e mediana) da cidade, obrigando-a a comprar casa nos arredores.

3 - Cartão vermelho às leis que permitem que muito património arquitectónico desta cidade (país) permaneça num enorme estado de degradação. A minha eterna luta.

4 - Cartão vermelho às ligações pouco claras entre os políticos e as grandes empresas/ os grandes negócios. Quando é que a política vai deixar de ser um tacho?

5 - Cartão vermelho aos pais que superprotegem, mimam e não impõe limites aos filhos.

6 - Cartão vermelho à endémica falta de médicos neste país. Porque insistem em não abrir mais cursos de medicina? Nós precisamos de médicos, logo devíamos formá-los. É para isso que servem as universidades, não para formar mais e mais desempregados.

7 - Cartão vermelho à sobrevalorização da adolescência. Não sei se já repararam que agora a adolescência é o ponto alto da vida do ser humano? A partir daí é sempre a cair. Isto é muito perigoso porque a adolescência é possivelmente a fase mais estúpida por que o ser humano passa no seu processo de vida. Aquela fase em que achamos que sabemos tudo mas na verdade não sabemos nada.

8 - Cartão vermelho aos Velhos do Restelo que continuam a existir em grande número.

9 - Cartão vermelho às pessoas que não têm sentido de humor. Bolas, não podem emigrar?

10 - E, por fim, um grande cartão vermelho aos homens que só sabem falar de futebol!

8 comentários:

Noémia disse...

Muito bem dito, gostei dos cartões vermelhos todos!:)

J. Maldonado disse...

Gostei de todas as respostas e concordo com todas.
A Liliana também me passou esse desafio, por isso brevemente hei-de responder a ele.

Liliana Sampaio disse...

Excelente trabalho, Isabel! Concordo com todos. Bem mostrados!

ameixa seca disse...

Olha, acho que concordo com tudo. Especialmente a parte das crianças mimadas e mal educadas e da parte em que se valoriza demasiado a adolescência. É uma fase importante do nosso desenvolvimento mas também é das mais estúpidas he he Não se é criança, não se é adulto... é-se estúpido ;)

Cláudia Marques disse...

:))))))

Concordo com todos! No entanto, para mim o mais grave é mesmo a falta de civismo, até porque atrás dela vem muita "porcaria" (quero dizer atitudes) que podia ser evitada...

por falar em porcaria, não vou entrar em detalhes, mas "se eu fosse poder" (agora é assim que eles dizem...) aplicava multas, e bem pesadas, para certas atitudes que vejo por aí em abundância e que me repugnam sobremaneira!! Tipo atirar certas viscosidades repugnantes a todo o momento para o chão... o governo é que ainda não percebeu que está a desperdiçar uma importantíssima fonte de receita!! Se cobrassem nem que fosse 5 euros por cada animal que conspurca o chão (animal racional E irracional, já agora...) o país deixava de ter problemas de falta de verba num abrir e fechar de olhos...

é melhor ficar por aqui...

Beth/Lilás disse...

Oi, Isabel!
Gostei da sua arbitragem!
Também concordo com muitos deles e os meus deixe lá hoje.
grande abraço carioca

Abóbora Amarelinha disse...

Afinal ainda há árbitros, que sabem o que fazem...
Estas grandes penalidades foram muito bem assinaladas.
bjk

Inside me disse...

Gostei dos teus cartões vermelhos... para quando os verdes :-)

beijo