domingo, 27 de abril de 2014

Muffins de Limão




Como o limoeiro do meu quintal alentejano estava carregadinho de limões aproveitei para trazer um saco cheio para mim e outro para a minha irmã. Dá sempre jeito ter limões em casa e estes são 100% biológicos. Aquela árvore nunca levou qualquer tipo de químico e mesmo não percebendo nada de agricultura fico surpreendida com a quantidade de limões que ela produz ao longo do ano. Está quase sempre com frutos, é incrível.


Claro que com tantos limões em casa tinha que fazer alguma coisa de limão. Inspirei-me muito livremente nesta receita e fiz uns simpáticos muffins de limão. Não tinha semente de papoila em casa, nem farinha de sorgo, nem fécula de batata, por isso improvisei com os ingredientes que tinha à mão e acho que resultou muito bem.


Ingredientes:

1 e 1/3 chávena de farinha sem glúten
1/3 chávena de flocos de aveia
2/3 chávena de açúcar amarelo
1/2 chávena de manteiga
2 ovos
sumo de um limão
zest de um limão
1 colher de sopa de linhaça
1 colher de sobremesa de mel

Preparação:

Misturar a farinha e os flocos de aveia. Separadamente bater a manteiga, o açúcar e os ovos. Acrescentar a farinha com a aveia e bater. Acrescentar o sumo e o zest de limão e o mel e bater bem. Por fim acrescentar a linhaça e mexer com uma colher de pau. Assar 25 minutos em forno médio.
Esta receita não encheu a forma de muffins completa, deu só 11 muffins pequenininhos, mas muito saborosos.

5 comentários:

Dani disse...

Que privilégio ter um limoeiro no quintal!
Vi no FB que não encontrava a farinha de sorgo, sabe que comprei a de trigo sarraceno na semana passada e achei bem parecida! A questão é que o sorgo tem proteína, mas é tão pouco que vai nas receitas que dá para substituir por farinha de amêndoas, por exemplo.
Enfim, adoro bolinhos de limão, acredito que tenham ficado ótimos!

Beijinhos!

Isabel disse...

Pois é Dani, adoro o meu limoeiro :)
Dani, acho que não falei no FB da farinha de sorgo, mas sim aqui no blog. A receita original pedia e eu não tinha em casa. Mas nunca usei, nem conheço a textura.
Bjs

Dani disse...

Sim, foi aqui, eu li o post no FB e a seguir aqui, daí a confusão :-) As texturas são bem parecidas, mas o sorgo é um pouco mais denso, acho.
Bjs

Ameixinha disse...

Atenção que a aveia tem glúten, se quiseres eliminar o glúten da tua dieta tens que usar aveia sem glúten :)

Isabel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.