segunda-feira, 26 de maio de 2014

Beijus de Tapioca

Aquilo que neste post eu dizia ser impossível de fazer em Portugal é afinal muito fácil. Graças à inspiradora Neide, percebi que é muito fácil fazer o chamado Beiju de Tapioca através do polvilho doce. Segui as instruções da Neide, neste e neste post e voilá: o beiju.
 
 
É muito fácil:
 
250  gr polvilho doce
125 ml água
Pitada de sal
 
Lentamente vamos deitando a água e amassando o polvilho, que vai formando torrões.
Depois é só peneirar em cima de uma frigideira anti-aderente e fazer o beiju, um ou dois minutos de cada lado e já está.
A farinha pode guardar-se hidratada no frigorífico durante 3 dias coberta com um pano húmido. A qualquer hora tiramos, puxamos da frigideira e fazemos uns beijuzinhos maravilhosos.


O primeiro que fiz comi com banana e mel, uma ideia que eu tinha fisgada e é muito bom. O sabor neutro da tapioca vai bem com tudo e adoro a sua textura de goma.



Tenho que dizer que estou fã do beiju em todas as suas formas. Já experimentei doces e salgados e até simplesmente barrado com manteiga. Como diz a Neide, nhac!

5 comentários:

Dani disse...

Finalmente saiu! Que bom, agora não passas mais vontade. :) Gosto muito desse blogue, o problema é que alguns ingredientes são bem regionais, em Londres até encontrava algumas coisas, aqui, não sei por onde começar.
Estou pensando em fazer, tenho um resto de polvilho que preciso usar, mas estou na dúvida entre isso e os pães de queijo.
Está com o aspecto perfeito!

Beijinhos!

Isabel disse...

Dani, e gosto mesmo daquilo!!
Adoro o blogue da Neide, é tão brasileiro, no sentido mais genuíno, muito bom!
Em relação aos leites, já experimentaste o de arroz e o de aveia? Nós sabemos que a aveia muitas vezes está contaminada com glúten, mas há leite de aveia livre de glúten. Eu ainda não tentei fazer em casa, mas ainda vou fazer.
Bjs

Dani disse...

Oi!

Fui olhar os leites sem lactose no Continente e vi que há o de vaca sem lactose, e não é muito caro, não é um boa alternativa para ti?
Eu nunca provei o de aveia ou de arroz, aqui só usei os de coco (que é muito gostoso, é próprio para beber, não é o para cozinhar apenas, usei em panquecas ontem e ficaram ótimas) e os de amêndoas e avelãs. Quando for para aí, provo o de aveia, que ainda não vi aqui, só o de arroz.
Beijinhos!

Isabel disse...

Eu andava renitente para experimentar leite sem lactose, porque desconhecia o processo e estava a imaginar uma alteração terrível no leite para tirar a lactose, mas parece que é um processo muito natural em que simplesmente se quebra a lactose. Já comprei mas ainda não usei, vou usar amanhã ;)

Dani disse...

Pois, eu pensava o mesmo. Como disse, não sou fã de leite enquanto bebida, mas uso como ingrediente às vezes. A questão é que adoro iogurtes naturais, como acompanhamento de doces e salgados, com frutas, mel, etc, é um ingrediente muito versátil e um dos meus preferidos. Vou provar um turco que encontrei no meu supermercado, li sobre o processo (há uma descrição no sítio da web) e me pareceu mesmo natural, usando as bactérias do iogurte.
Beijinhos,