quarta-feira, 7 de maio de 2014

Panquecas de Banana


Fazer uns bolinhos de frigideira é a coisa mais fácil do mundo e o resultado é sempre bom. As panquecas são muito versáteis, podem ser servidas com qualquer tipo de acompanhamento a gosto ou mesmo simples, sem nada a acompanhar.
 


Estas são sem glúten e sem lactose e são igualmente saborosas. A mistura da amêndoa e da banana dá-lhes um sabor muito agradável.

 
 
Ingredientes:
 
1/2 chávena de farinha sem glúten (usei esta)
1/2 chávena de amêndoa triturada
1/2 chávena de leite de amêndoa caseiro
3 ovos
pitada de sal
uma banana madura
 
Preparação:
 
Junte todos os ingredientes na misturadora por 30 seg. Deixe a massa repousar 1 minuto. Entretanto aqueça a frigideira com um bocadinho de manteiga. Quando começarem a aparecer as bolhas na panqueca vire para cozinhar do outro lado por 1 minuto.
 



4 comentários:

Dani disse...

Olá,

Nunca fiz as de banana, só as normais, nesse mesmo estilo, com farinha de trigo sarraceno (como nos crepes da Bretanha :-)))). Aliás, adocei com um pouco de maple syrup, o A. comprou porque adora. Li que grande parte da composição é glucose, o que não é tão mal.
Descobri o blog de uma culinarista brasileira que fala sobre hidratar o polvilho e fazer tapioca - pelo menos foi o que entendi -, não sei se já tinhas visto - http://come-se.blogspot.pt/2014/04/biju-tapioca-maxixe.html
Beijinhos!

Isabel disse...

Olá Dani,

engraçado, nunca fiz as normais!! Tenho feito sempre com frutas ou até com abóbora. Tenho que fazer:)
O maple syrup por aqui não é muito comum, nunca vi à venda ;)

Em relação à tapioca, já li esses posts no "Come-se", o processo parece-me complicado e demorado, mas ainda hei-de fazer!

Bjs

Ameixinha disse...

Eu faço umas com menos ingredientes, de banana também e com farinha de arroz, que é bem mais barata :) Faço todas as semanas mas ando sem paciência para fotografar e colocar no blog. Tenho que fazer isso e partilhar :)

Isabel disse...

Olá, Marta, eu não sou muito fã de farinha de arroz, não gosto muito da consistência que dá às coisas, tenho que a misturar com outras farinhas, para gostar do resultado. Essa foi a primeira que eu comprei, precisamente por ser mais barata, mas não voltei a comprar. Isto são só experiências :) Não cozinho só sem glúten, pois não tenho recursos para tal ;)Infelizmente as coisas ainda são pouco acessíveis.
Bjs