segunda-feira, 23 de março de 2009

Home bitter home

Hoje fui ao banco fazer uma simulação de crédito à habitação. Saí de lá um bocadinho desolada. Não completamente de rastos, que não seria isso que me deixaria de rastos, mas com aquela pontinha de tristeza de quem tem que adiar os sonhos por mais algum tempo. Pois é, o que os senhores do banco me emprestam deve dar para comprar um T0, numa cave escura!
Pronto, estou a exagerar, mas de qualquer maneira, não dá para a casa que eu queria. Teria que sair de Lisboa, o que para mim seria doloroso. Por várias razões, mas neste momento é mesmo por uma razão bem prática. Os meus pais estão a ficar velhotes e a precisar de apoio. Não sei se me sentiria bem a ir viver para mais longe neste momento. Sinto que eles precisam de mim. Ou será que eu estou só a arranjar desculpas? Não sei. Tenho que pensar. E muito.

14 comentários:

Pepita Chocolate disse...

Vais encontrar uma solução e certeza!

Mas compreendo o teu dilema!

Beijoca!

New Radical disse...

Não se pode ter tudo na vida, tem de se optar por entre o bom e o ideal.

Quando não se pode ter o idela, o bom será suficiente

Kiss

Cláudia Marques disse...

Vê lá que eu estou tão pitosga que em vez de Tzero li "Tó", e fiquei mto assustada: o que é que ela vai fazer com um Tó numa cave escura? Credo!!

És uma exagerada. Procura bem, que ainda encontras um T1 por um preço simpático!

Bjs

P:S. A palavra de verificação que tive que escrever indicia que vais encontrar um apartamento parecido com o Scala de Milão...

Isabel disse...

Pepita, e que dilema, mas tenho esperança de que tudo vai melhorar!

New Radical, infelizmente é verdade, não se pode ter tudo na vida. Eu acho que vou ter que optar pelo assim assim!

Aquele 0 parece mesmo um o, mas eu juro que escrevi zero. Eu não quero levar nem o Tó nem ninguém para uma cave escura! Ninguém merece!

Bjs

Inside me disse...

Pois de facto é um passo que requer ponderamento...

Bem e como em casa de ferreiro espeto de pau... aqui vai um conselho sra conselheira... ;-P

Quem sabe se num desses T's remodelados ( não uma cave) por ai perto não vive um Tó... realmente interessante... ;-P

Foi só uma ideia... ;-) .. sem ofensa!

Beijos

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Isabel,
Primeiro quero que me explique: o que é T1? Só então poderei entender o que é T0.
Eu acho que se der para um T1 (o que será?), você deve "topar" (como se diz por aqui). Depois vai trocando por outros "Ts", até chegar na casa com sacada.
Beijos

Noémia disse...

Óh, Isabel, quando foste ao banco fazer a simulação, eles não te falaram nos apartamentos que têm em carteira para vender muito mais baratos? Se não te falaram, deves ir lá e perguntares pois há montanhas de apartamentos novos, ou semi-novos porque as pessoas não puderam pagar os empréstimos e tiveram que os entregar.
Neste momento se pegares num jornal, vês montes de apartamentos à venda usados porque já tiveram um dono (nem que fosse breve)e que vendedores dos bancos mostram e até têm promoções.
Boa sorte!

Isabel disse...

Inside, quem não tem Tó compra casa sem ele, não é?

Heloísa, aqui classificamos os apartamentos por T0, T1, T2, etc pelo número de quartos que tem. Um T0 é uma casa só com uma assoalhada, ou seja, mais pequeno não há! Um T1 tem um quarto e uma sala e por aí fora. É uma classificação meio esquisita, mas deu para entender, não? Acho que tenho que fazer como você diz, ir por fases até chegar ao T3 com varandas!

Noémia, o senhor estava com pressa para ir almoçar e não me mostrou nada disso, mas eu vou começar a andar em cima dos leilões e dessas cenas todas, porque nunca se sabe quando aparece uma oportunidade de ouro. Obrigada pelas dicas.

Bjs

Claudia disse...

Isabel,

Como escrevi antes, sonhar com casa é parte da felicidade. Só que está feliz e bem resolvida fica planejando comprar um casa. Fico feliz de te ver assim, tão animada.

Seus pais são uma excelente razão para ir adiando sair da cidade, ainda que eu não veja problema algum em desejar permanecer em Lisboa. A cidade também deve ser amada.

Beijos,

C.

ameixa seca disse...

A verdade é que também eu sou o apoio dos meus pais, é normal que não os queiras deixar sós. Eu faria o mesmo! O problema é que, hoje em dia, os bancos só emprestam dinheiro a políticos e familiares de políticos corruptos. Até lhes perdoam as dívidas, depois temos que pagar isso tudo! Fico fula com os bancos e olha que eu também não me enfiava com nenhum Tó na cave escura... só se o Tó fosse o dono do banco. Aí agarrava-o a um cano e exigia resgate :)

J. Maldonado disse...

Tens que saber ser pragmática a fim de te adaptares à realidade.
Hoje em dia é difícil encontrar-se um bom apartamento (T1 ou T2) em Lisboa a preços acessíveis, pois as casas na capital estão sobrevalorizadas. Tens sempre as hipóteses da linha de Sintra ou da Margem Sul, que são as que toda a gente escolhe, por razões práticas...
Quanto aos teus pais, eles terão que compreender que tu já és maior e vacinada e que necessitas de ter a tua privacidade a fim de que sejas completamente autónoma.
Pondera bem...

Abóbora Amarelinha disse...

Minhas meninas aqui na minha zona um "tó" é um porco (o prório animal, não um badalhoco).
quanto ás casas é como algumas amigas dizem, há muita coisa boa, sem ser nova, e podes sempre mudar de casa e levar os pais contigo, e posso perguntar o que achas-te caro para t0?
beijinhos t5

Isabel disse...

Cláudia, concordo contigo. Acho que esta minha vontade de comprar casa é um sintoma de que estou a melhorar. Eu sinto-me a melhorar e a casa faz parte desse processo.

Ameixa, o ideal seria comprar perto deles. Para juntar o útil ao agradável. Eles cuidaram de nós, nós temos que cuidar deles quando eles precisam, não é?

Maldonado, a questão não tem nada a ver com a minha privacidade, essa está completamente preservada. Eu não moro com os meus pais, mas bastante perto deles. Acontece que eles estão velhotes e a minha mãe tem uma saúde muito frágil e eu não quero ir morar para um lugar longe. Dá para entender o dilema?

Aboborinha, eu estava a brincar quando falei no T0 numa cave! Eles emprestam-me o suficiente para eu comprar uma casita modesta com duas assoalhadas e tal, mas não nas zonas que eu quero. Paciência

Bjs a todos

Unknown disse...

Desafio para ti no meu estaminé...