segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Le Clézio e Frida

Auto-Retrato, Frida Kahlo
Andei nos últimos tempos convencida de que desconhecia completamente a obra do Nobel da Literatura deste ano. Para além dum conto que li na faculdade e do qual já nem sequer me lembro do nome (podia ir ver mas estou com preguiça!), estava convencida que nunca tinha lido nada de Le Clézio. Mas enganei-me. Li um livro e por acaso até gostei muito, retrata a vida de Diego Rivera e Frida Kahlo e chama-se simplesmente Diego & Frida. É uma biografia muito bem escrita e interessante. A vida destes dois foi digna de livro, filme, tudo e mais alguma coisa: é fascinante e perturbadora ao mesmo tempo e o livro espelha isso muito bem.
O "problema" é que o livro em questão não é muito representativo da obra do autor, porque é uma biografia. Ou seja, fico na mesma, não conheço a obra de Le Clézio. Mas também não estou muito preocupada com isso. Há muitos Nobel que eu não li e não me sinto diminuída por isso. O Nobel é uma garantia de qualidade mas não me garante a mim que eu goste da obra.
Mas uma coisa Le Clézio fez por mim, fez-me ter um certo fascínio por essa criatura estranha e talentosa que foi Frida Kahlo.

4 comentários:

ameixa seca disse...

E eu até tenho um iman de frigorífico do quadro dela "las dos Fridas" vindo directamente do Mexico :) Acho-a fantástica!!
Também nunca li nada do Le Clézio, assim como não li de muitos outros. Mas isso não quer dizer que não venha a ler. Tudo tem o seu tempo :)

Cláudia Marques disse...

Eu li qualquer coisa (sem ofensa) do Le Clézio na faculdade, mas já foi há tanto tempo... tb não me lembro bem o que foi.
Quanto à Frida, ADORO a pintura dela; tb é por vezes perturbadora, mas sempre fascinante. Eu vi uma biografia deles na televisão aqui há tempos, foi muito interessante.

Isabel disse...

Ameixa, eu tenho uma mania por imans giros, esse deve ser um espectáculo e quanto aos "Nobels" tens razão, ainda tens muito tempo.

Mana, o livro de que falo é teu! Desculpa mas açambarquei-o para mim! Hihihi

Hugo Pinto disse...

Olá Isabel!
O meu nome é Hugo Pinto, e como já reparei que, tal como eu, tens um gosto assumido pela leitura, gostava de te dar o endereço de um blog que "abri" há pouco tempo e cujo objectivo é as pessoas enviarem as suas opiniões sobre os livros que andam a ler.
Seria um prazer se pudesses colaborar também, uma vez que também pareces ser uma devoradora de livros.
O endereço é www.capitulonosso.blogspot.com

Cumprimentos!