quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Stª Engrácia e um desafio

Já todos devem ter ouvido, ou até usado, a expressão "obras de Stª Engrácia", utilizada normalmente quando uma obra demora mais do que o tempo previsto e às vezes parece não ter fim. Eu até já tinha usado muitas vezes mas não sabia que estava associada à Igreja de Sta Engrácia, que funciona actualmente como o Panteão Nacional. As obras de construção da igreja começaram em 1640 e devido a vários revezes, só terminaram no início do século XX!!! Daí a expressão estar tão enraízada na nossa língua. Pelo menos aqui em Lisboa.

Apesar de ter vivido toda a vida em Lisboa, nunca tinha visitado o Panteão Nacional. Acontece muito as pessoas saírem do país para visitarem os monumentos estrangeiros e não conhecer os do seu próprio país, não é?

Mas, desta vez, como estava lá uma exposição sobre a Amália, foi mais um incentivo para visitar este monumento imponente.




Pormenor da Exposição sobre Amália Rodrigues

Gostei muito, tanto do edifício do Panteão como da exposição da Amália, que achei bastante interessante, retratanto todas as fases da sua carreira. Não resisti a tirar uma foto aos sapatinhos Versace :)


Mudando de assunto, a amiga Beth do blog Mãe Gaia passou-me um selinho (ou meme, como chamam no Brasil ) e um desafio que consiste em definir oito características da pessoa que o recebe e passar para mais oito pessoas. Eu não vou passar para ninguém em especial, mas se quiserem responder estão à vontade.

A minha primeira ideia era optar só por características positivas e deixar as negativas no segredo dos deuses, mas não consegui reunir oito características positivas, hihi e tive que apelar para algumas menos boas… Assim, sou:

Trabalhadora – Sincera – Amiga – Frontal – Sonhadora - Stressada – Teimosa – Complexa

E por hoje é tudo. A minha vida está uma confusão, muito trabalho, muita preocupação, mas tudo vai passsar, tudo vai melhorar e espero nos próximos tempos ter mais tempo para postar e visitar os vossos blogs.

5 comentários:

Liliana Sampaio disse...

Por aqui são as obras de S. Torcato! :D
Quanto à falta de tempo, compreendo-te perfeitamente... Beijinho

ameixa seca disse...

Aqui dizemos que são obras de São Torcato :) Nunca visitei o Panteão mas gostava de lá ir e também adoro a Amália. Deve ser uma exposição fascinante!
Claro que vai melhorar, pensamento positivo :)

Claudia disse...

Isabel,

antes tarde do que nunca, não? demorou mas fostes ao Panteão, a Amália é um motivo bem justo...

Bj,

C.

Beth/Lilás disse...

Isabel,
Que lindo este Panteão, se eu soubesse dele tinha ido visitá-lo também.
Suas fotos estão cada dia mais lindas.

Quanto às suas caracterísitcas fostes muito humilde, pois acho-a também charmosa, delicada, sensível e talentosa. Gostastes? hahaha

muitos beijinhos cariocas

Inside me disse...

Realmente ele há cada obra de Santa Engrácia...

... nem mesmo as eleiçoes para as acelerar :-).

Nunca vi o Panteão, mas meus pais ja lá estiveram a ver a esposição da Amalia e que é muito interessante.

Na vida tudo passa e claro pensamento positivo, já está a melhorar, é este o espirito

Beijo